AS CONTRIBUIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDENCIAS PEDAGOGICAS
Por: Meire Vania Ferreira Araujo Guimaraes • 3/4/2022 • Resenha • 703 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
2.1 AS CONTRIBUIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDENCIAS PEDAGOGICAS.
Após procedimento de leitura ao texto: Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira, obra da Mestre em educação Aracéli Girardi da Silva (2018), é possível compreender a importância da atuação dos movimentos sociopolíticos do país, que representam diversas concepções sobre o ser humano, de sociedade, dos movimentos culturais e políticos que influenciou a criação das tendências pedagógicas.
Tal modo Silva, expõem sobre a tendência pedagógica que surge atrelado ao contexto social e influencia práticas pedagógicas, que envolve a inserção de expectativas tanto da classe burguesa ou proletariado. A autora salienta que a tendência redentora envolve as pedagogias liberais e confia que a educação possui efeitos sobre a sociedade, fortalecendo o otimismo.
A reprodutivista é crítica, destinada a compreender a educação na sociedade e apresenta-se de maneira pessimista. A tendência transformadora, igualmente crítica, recusa o otimismo ilusório e o pessimismo imobilizador. As tendências progressistas seguem critérios definidos em relação às funções políticas e sociais do sistema escolar. (2018, p.2)
Nesse sentido as políticas públicas educacionais vigentes são fundadas na lei Lei nº 9.394/1996, dentro da área da educação busca atender as necessidades da população, garantindo a efetivação dos direitos e deveres, ja que a educação é direito de todos e dever do Estado e da Família.
Conforme Apolinário; Tarragó e Ferst (2021) a BNCC foi criada para sanar os espações ocasionados por lastros de repetências e abandono em sala de aula. Com isso surge a necessidade de criação de ações pedagógicas direcionadas a novas dimensões pedagógicas. As dez competências estão direcionadas atividades didáticas que engloba desde a educação infantil ao ensino médio, isso fica evidente o cumprimento da determinação da LDB aos Estados, Distrito Federal e Municípios sobre a legislação acerca da educação.
A pedagogia esta conectadas a conjuntos/grupos: Pedagogia Progressista (libertadora; libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Liberal (tradicional; renovadora progressivista; renovadora não diretiva e tecnicista) (Libâneo apud por Silva 2018, p. 02). Tal modo as tendências pedagógicas são fundamentais, possibilita ao professor desenvolver na prática ações metodológicas com êxito, com foco na prospecção filosófica e educacionais, ampliando o leque de informações para o desenvolvimento desta.
No Brasil, caracterizado pela autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, os sistemas e redes de ensino devem construir currículos, e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais.
As posturas e propostas das competências da BNCC, não é apenas planejar aula com específicas competências ou apenas articular o plano curricular, mas pensar na articulação da aprendizagem agregando habilidades correlacionadas com outras áreas do conhecimento.
...