A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Por: Bárbara Macedo Branco • 17/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 120 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
Bárbara Macedo Branco
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Wenceslau Braz
2021
Bárbara Macedo Branco
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas, Didática, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Pensamento Científico, Filosofia da Educação, Práticas Educativas em Espaços Não Escolares, Ed- Projeto de Vida.
Orientador: Natalia Gomes dos Santos, Camila Aparecida Pio, Gabriel Tada Bertelli, Erica Ramos Moimaz, José Adir Lins Machado, Tatiane Mota Santos Jardim.
Wenceslau Braz- 2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .....................................................................1
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................2
2.1- seção secundário .........................................................3
2.2- ......................................................................................4
2.3- ......................................................................................5
2.4- ......................................................................................6
3 CONCLUSÃO ......................................................................7
REFERÊNCIAS: ............................................................................ 8
1- INTRODUÇÃO: 1
Neste trabalho será apresentado, o documento de caráter regulamentar, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece um plano de aprendizagens fundamentais ao longo das fases e modalidades da educação básica. O objetivo desta apresentação é em síntese expor a importância desse documento para a educação. Apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que garante que os direitos de aprendizes sejam desenvolvidos. Alguns desses são:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
Dessa forma a importância da realização desse trabalho consiste em mostrar os principais objetivos da BNCC, como o desenvolvimento das dez competências gerais, que estabelece conceitos e procedimentos, valores, habilidades, práticas cognitivas e sócioemocionais e a competência do pleno exercício da cidadania. Também será apresentado à relação entre Base Nacional Curricular Comum e as tendências pedagógicas, a BNCC acredita numa educação complexa e não linear ou seja às tendências pedagógicas eliminam alguns vícios sistematizados na educação para uma aprendizagem dinâmica.
2- DESENVOLVIMENTO: 2
A relação entre a Base Nacional Comum Curricular e as tendências pedagógicas
O documento homologado em 2017, para ser executado em 2019, trouxe novas modalidades para educação, para a adaptação dos currículos, incluso suas dez competências gerais.
O objetivo da mesma, era preencher os espaços deixados, pela educação arcaica e primitiva uma vez já posta em sala de aula. Seu interesse, era e é saber o quanto o aluno está ativo na construção do seu aprendizado, o que atinge como ele exercerá a sua cidadania, afim de estimular um relacionamento social diferente e contemporâneo.
Uma das garantias da BNCC utilizando a tendências, é a certificação de uma aprendizagem abrangente, firmando o desenvolvimento dos alunos sobre as aprendizagens; de forma segura e estimulante.
Além de estabelecer um plano geral de evolução da aprendizagem, a BNCC integrada com a Lei 8.069 garante os direitos da criança e do adolescente, frisando sua proteção integral, igualdade de condições para o acesso e permanência nas escolas. Acesso a escola pública próxima de sua residência garantindo-se vaga a irmãos que freqüentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
3
A finalidade da tendência pedagógica é promover um ensino autônomo, onde o professor tem a função de mediador e o aluno de principal responsável pela sua aprendizagem.
As tendências pedagógicas podem ser classificadas como liberal e progressista. Ambas as tendências tem o intuito de preparar os alunos para a vida em sociedade, porém cada uma passa uma forma de ensino diferenciada.
Liberal: A tendência Liberal tem o intuito de desenvolver as maiores habilidades e tarefas com eficiência. De acordo com a mesma, a escola deve estimular o preparo intelectual e moral dos alunos afim de direcionar os mesmos para os papeis sociais que irão desempenhar.
Progressista: Já a tendência progressista, é classificada como crítico - social. O papel da mesma é desenvolver o aluno com o senso crítico e sociopolítico, associando o seu aprendizado a sociedade, sendo cidadãos ativos, capazes de gerar sua própria gestão. Por conta disso, a escola tem o papel de ser o espaço onde o professor e o aluno podem ter uma relação de autogestão, onde o aluno é o mediador do conhecimento. Em relação às metodologias pedagógicas a serem adaptadas com às tendências , o plano de aula do professor, deve ser voltado a construir uma docência mais estruturada e interessante para os alunos.
...