AS MELHORIAS DO SISTEMA DE ENSINO VISANDO FACILITAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Por: Bruna Coutinho • 15/2/2017 • Projeto de pesquisa • 2.267 Palavras (10 Páginas) • 1.257 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO
CAMPUS JACAREZINHO
PEDAGOGIA
MARIA IZABEL PAULINO
AS MELHORIAS DO SISTEMA DE ENSINO VISANDO FACILITAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
JACAREZINHO – PR
2015
1. Tema
O tema a ser tratado tem como foco as melhorias que precisam ser feitas no sistema de ensino de maneira que este venha a tornar mais fácil e, consequentemente, mais eficiente e eficaz o processo de alfabetização dos alunos.
2. Problematização
Quais seriam as principais contribuições das diferentes práticas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem?
3. Justificativa
A alfabetização é uma fase muito importante na vida da criança, por isso deve-se ter um cuidado a atender suas necessidades educacionais, porque cada indivíduo é diferente um do outro e traz para a sala de aula o seu modo de vida, as suas vivências e seu cotidiano.
A alfabetização deve ocorrer no tempo de cada criança, não podemos deixar alunos no 4° e 5° ano sem ser alfabetizados, pois isso prejudica não apenas a sua vida escolar, mas também em todos os aspectos e vivências do indivíduo, para isso precisamos de práticas pedagógicas eficazes para solucionar os problemas de aprendizagem dos alunos e de uma intervenção através de profissionais adequado para as dificuldades no processo ensino-aprendizagem.
4. Objetivos
4.1 Objetivo geral
Analisar diferentes práticas pedagógicas de intervenção na alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem.
4.2 Objetivos específicos
- Analisar como as dificuldades de aprendizagem afetam na alfabetização;
- Descrever sobre a importância de profissionais qualificados para sanar e fazer com que o aluno supere as dificuldades de aprendizagem;
- Discutir sobre as principais contribuições das diferentes práticas pedagógicas de intervenção para a alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem.
5. Procedimentos metodológicos
No processo ensino-aprendizagem, o aluno encontra diversas fases de desenvolvimento muito complexas, onde o professor, por meio de sua prática pedagógica deve empenhar-se para que o indivíduo se desenvolva e assim o professor consiga alcançar seus objetivos.
Para o desenvolvimento desta pesquisa surge a seguinte problemática: Quais seriam as principais contribuições das diferentes práticas-pedagógicas no processo ensino-aprendizagem? Para tanto faremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, que de acordo com Justino (2011), consegue perceber e apontar uma ligação entre a subjetividade de quem pesquisa e o meio que está sendo pesquisado, que não pode ser traduzido somente por números. O meio em que o pesquisador se encontra inserido é a fonte de dados e estes serão colocados de uma maneira descritiva e então analisados indutivamente.
Levando em consideração o fato de que a abordagem qualitativa, enquanto utilizada como exercício de pesquisa, não apresenta uma estrutura rígida e imutável, mas permite que a imaginação e a criatividade conduzam os estudiosos a propor tarefas que ajudem a instigar e explorar novos e diferentes enfoques. (BAILEY, 1982).
Este estudo então, trata de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida tendo como base um material previamente elaborado, constituído de livros e artigos científicos. Tais livros, coloca Gil, (2007) podem ser considerados bibliográficos por excelência, uma vez que, dependendo de seu uso, levar a classificação de leitura corrente ou mesmo de referência.
Dessa forma, os estudos de leitura corrente abrangem aos diferentes gêneros literários e também as obras de divulgação que são aqueles que proporcionam conhecimentos científicos ou técnicos. Os livros de referência também chamados livros de consulta, aqueles que têm por objetivo a rápida obtenção de informações são os principais e mais importantes livros de referência são: dicionários, enciclopédias, anuários e almanaques, podendo estes também auxiliar na constituição de trabalhos científicos.
5.1 Referencial Teórico
O desenvolvimento do estudo a ser aqui apresentado vai abordar as melhorias que precisam ser feitas no que tange ao processo de ensino, bem como os desafios da formação do docente de maneira a torna-los capazes de trabalhar e contribuir para a melhora do processo, visando atingir os objetivos políticos e pedagógicos da instituição, dele mesmo e do aluno.
Para Silva e Ramos (2006), as práticas pedagógicas quando bem elaboradas e aplicadas pelos docentes, vão além de uma mera junção de metodologias e construção de conhecimento. Estas precisam ser usadas de forma dinâmica e reflexiva a fim de que consigam responder às diversas mudanças que vem ocorrendo tanto de caráter subjetivo quanto de objetivo na escola, nos alunos e nos profissionais da educação.
A prática pedagógica então, Silva e Ramos (2006) continuam, engloba cada uma das práticas que defendem o ensino e a aprendizagem como uma atividade crítica, histórica e reflexiva a fim de faça com que o professor agregue uma bagagem cultural, política e social, bem como desenvolva em seus alunos capacidade de reflexão crítica, atitude que desenvolvam o comprometimento, a motivação, competências e habilidades.
De maneira a reduzir os problemas de alfabetização que os alunos vêm apresentando, Silva et. al (2013) afirmam, bem como as dificuldades e relutância destes em aprender, o professor necessita estar devidamente preparado para as situações do cotidiano escolar, uma vez que, ele vai ser o mediador da informação e do conhecimento passado para o aluno, e precisa estar determinado e motivado a desempenhar suas tarefas e atingir o objetivo principal: prover um ensino e uma aprendizagem de qualidade, fazendo com que os alunos desenvolvam um pensamento crítico, competências e habilidades visando um futuro melhor no mercado de trabalho altamente competitivo.
...