AS NOVAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Por: Aline Castro • 10/2/2022 • Artigo • 2.011 Palavras (9 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FRANCIS XAVIER
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOCENTE
NOVAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
MESTRANDO: ALINE EDILANE RIBEIRO DE CASTRO
URUPÁ/PORTO VELHO
2021
SÃO FRANCISCO XAVIER
FORMAÇÃO DOCENTE
NOVAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Artigo apresentado ao Programa de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Francis Xavier como requisito avaliativo parcial da Disciplina Fundamentos da Educação.
URUPÁ/SP/PORTO VELHO/RO
2021
SÃO FRANCISCO XAVIER
FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Este trabalho será avaliado pelo(a) professor(a)Doutor(a) conteudista do Programa de Mestrado da Universidade Francis Xavier, para obtenção da média parcial da Disciplina de Docência do Ensino Superior.
____________________________________________
Professor(a) Dr.(a)....
Universidade Francis Xavier
São Paulo/Porto Velho/RO, 10 de Fevereiro 2021.
FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Aline Edilane Ribeiro de Castro[1]
RESUMO
O presente trabalho aborda a importância das novas tecnologias, além dos desafios enfrentados pelo professor quanto ao uso dos recursos tecnológicos, seu valor e os benefícios no processo ensino e aprendizagem, como também a utilização dessas ferramentas pelo professor em lidar com estes novos recursos, aceitação e capacitação para uso dos mesmos. Diante dos desafios ações estão sendo promovidas para adequação desses recursos em sala de aula, novas proposta empreendidas para a educação, orientada por um conjunto progressivo de aprendizagens básicas as quais todos os alunos necessitam ampliar no decorrer das etapas de ensino, promovendo a construção de habilidades sociais e emocionais nos diferentes níveis de ensino e aprendizagem, são competências que auxilia valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo com o uso das tecnologias digitais em sala de aula, se estabelecendo como novas ferramentas de mediação aos sujeitos professor e aluno, auxiliando o trabalho dos atores, gerando novos instrumentos e novas possibilidades, cabendo ao docente utilizá-las na construção de processos de ensino/aprendizagem significativos.
Palavras-chave: NOVAS TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, DOCENTES
RESUMEN
El presente trabajo aborda la importancia de las nuevas tecnologías, además de los desafíos enfrentados por el profesor en cuanto al uso de los recursos tecnológicos, su valor y los beneficios en el proceso de enseñanza y aprendizaje, así como la utilización de esas herramientas por el profesor en lidiar con estos nuevos recursos,y capacitación para el uso de los mismos. En el marco de los desafíos se están promoviendo para adecuación de esos recursos en el aula, nuevas propuestas emprendidas para la educación brasileña orientada por nuevos componentes curriculares desarrollados a partir de la Base Nacional Común Curricular, que es un documento de carácter normativo utilizado en la definición del conjunto progresivo y orgánico de aprendizajes básicos que todos los alumnos necesitan poder ampliar en el transcurso de las modalidades y etapas de enseñanza, promoviendo la construcción de habilidades sociales y emocionales en los diferentes niveles de enseñanza y aprendizaje, son competencias que auxilia valorar y utilizar los conocimientos sobre el mundo con el uso de las tecnologías digitales en el aula, estableciéndose como nuevas herramientas de mediación a los sujetos profesor y alumno, auxiliando el trabajo de los actores, generando nuevos instrumentos y nuevas posibilidades, correspondiendo al docente utilizarlas en la construcción de procesos de enseñanza / aprendizaje significante los activos.
PALABRAS CLAVES: NUEVAS TECNOLOGÍAS, EDUCACIÓN, DOCENTES
- INTRODUÇÃO
As transformações que a sociedade vem vivendo impõem grandes desafios a todas as pessoas, como também as instituições de ensino, onde a inclusão das novas tecnologias no processo de educativo tornou-se um dos principais debates na atualidade. As escolas precisam adequar seu currículo para se adaptar a essa nova realidade. Nesse sentido, a educação precisa repensar seus métodos curriculares e preparar seus docentes para se apropriarem das novas tecnologias e explorarem os seus benefícios. Usar novas tecnologias em currículos velhos, inadequados, dificilmente dará certo ou exigirá um esforço gigantesco dos docentes em tornar aplicável aquilo que já está superado, aquilo que não faz mais sentido para uma nova realidade. Torna-se necessário que os trabalhadores em educação repensem seu papel de formadores de cidadãos críticos, criativos, autônomos e preparados para encarar o mundo. Conscientes de seu papel e de sua importância na formação intelectual das pessoas, os educadores terão clareza para discernir que é preciso não só inserir os recursos tecnológicos, mas saber utilizá-los para que venha auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem.
- FORMAÇÃO DO PROFESSOR
O processo de aperfeiçoamento na formação docente busca atender as necessidades que vão surgindo no caminho profissional, pois vivemos em um período de constantes transformações decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos que estão sendo inseridos nas diversas áreas do conhecimento. Logo a educação precisa acompanhar este ritmo de desenvolvimento, articulando os saberes e colaborando para um conhecimento de forma ampla. Diante deste contexto o processo da formação docente, esta entrelaçado entre o ensino e o aprendizado, onde a prática docente é pautada na formação do professor e suas qualificações, compreendendo-se que para ter aprendizado é necessário um ensino de qualidade, que por sua vez depende da formação docente, para desempenhar sua função com qualidade e contentamento em prol do ensino aprendizagem. A capacitação dos professores é essencial para que suas práticas sejam planejadas de modo que estejam preparados para utilizar dos diferentes recursos no processo escolar, a fim de proporcionar aos alunos um ensino de qualidade e significativo, atendendo às dificuldades e habilidades dos discentes.
...