AS PRATICAS CORPORAIS
Por: EMERSON_RRGOMES • 27/4/2017 • Trabalho acadêmico • 924 Palavras (4 Páginas) • 352 Visualizações
Disciplina: Estudos em Lazer e Jogos | Tarefa: Atividade do 2º Ciclo de Aprendizagem a Distância | |
Nome: Emerson Gomes Rodrigues | RA: 1130665 | Turma: DGEF1302BVT1K |
Parecer do Tutor: |
DESENVOLVIMENTO
O que vêm a ser o jogo e a brincadeira e quais suas possibilidades de ensino?
Os jogos e as brincadeiras são fontes inesgotável de felicidade, prazer, saúde física e mental e sem duvida de ensino, que se fundamenta no exercício da liberdade de agir e de se expressar por isso, representam a conquista de quem pode decidir, arquitetar, sentir, aventurar, sonhar e agir, superando os desafios e as regras da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos, se superando e conquistando. Com jogos e brincadeiras conseguimos fazer do difícil - fácil, do complicado - possível porque atrás deles usamos o prazer e felicidade tornando assim mais fácil o aprendizado e o interesse, que se fundamentam no exercício da liberdade existem regras mais regras para o melhor funcionamento do jogo ou brincadeira, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios que o jogo e a brincadeira no impõe a todo instante, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
Brincar é colocar o cérebro (imaginação) e o corpo em ação. O bom jogo não é aquele que o jogador (Criança ou Adulto) domine corretamente todas as regras e movimentos, o importante é que possa jogar de maneira lógica, alegre e desafiadora, o jogo proporcione um contexto estimulador para as atividades mentais e amplia sua capacidade de cooperação, libertação e de liderança. Nesse sentido, o divertimento tem caráter de liberdade que contrapõe a lógica da produtividade; indica a possível definição de papéis sociais e da cultura humana, como a obediência e quem comanda. As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo fantasia, símbolos, imaginação - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão adquirindo noções de como separar o imaginário o real. Brincando as crianças se aproxima da realidade se apropriando da mesma, criando seu jeito próprio de expressar, seja pelo modo simbólico, pelas suas fantasias, medos, desejos, sexualidade, agressividade ou sentimentos. Pelos jogos a criança aprende a estabelecer e entender regras criadas por si ou por grupo, desde modo conseguirá elaborar ou resolver conflitos, desenvolvendo a capacidade de entender e coordenar pontos de vista diferentes do seu. Com o uso dos jogos, criamos situações adversas que envolvem equilíbrio, e outros desafios corporais e intelectuais da criança, explorando o uso de obstáculos, objetos e alvos. Combinados ente si os jogos poder ser um grande aliado de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento social e cognitivo da criança, Os jogos em grupos também e um grande contribuinte da socialização, cooperação e da solidariedade. Usando os Jogos e as Brincadeiras podem ajudar a criança viver regras preestabelecidas. Como exemplos esperar sua vez, ganhar ou perder, assim incentivando o autoconhecimento por ela mesma podendo compreender que e capaz de realizar e com isso fortalecendo sua autoestima.
2) Como eles são realizados no Âmbito da cultura Escolar?
Na verdade, os jogos e brincadeiras estão presentes em nossa vida a todo o momento dentro e fora do Âmbito escolar, nós como educadores podemos tornar o aprendizado mais prazeroso e interessante introduzindo-o no contexto escolar, e mais fácil para o aprendizado você usar a expressão “Vamos Jogar”? Ou se não “Vamos Brincar”, que seria a mesma coisa que “Vamos Estudar” ou “Vamos Aprender”. Devemos ver os jogos e as brincadeiras, antes de qualquer coisa, como uma herança cultural, que possui a capacidade inigualável de refletir na sociedade e no caráter do Adulto futuro, que hoje são nossos alunos. Somos professores sim, mais também grandes colaborados na formação de caráter. Às vezes temos a visão errada que os jogos são apenas pré-condições para o aprendizado de esporte, mais podemos ver os jogos presentes no nosso dia a dia em várias atividades humanas e principalmente na escola em programas financiados pelo governo como o “Mais Educação” e “Projeto inovador do Ensino Médio” que em horário inverso aos estudos o aluno participa do projeto aprendendo através de Jogos e Brincadeiras, um aprendizado que proporciona prazer, felicidade e melhor relacionamento entre eles. O professor pode transmitir aos seus Alunos através dos jogos, inúmeras experiências prazerosas no âmbito escolar, e que sejam lembradas, transmitidas, descobertas e questionadas. Outro ponto positivo e que com jogos podemos passar favores para essas crianças em formação, socializando a mesma. Os jogos e brincadeiras não são apenas dever do Educador de Educação Física, eles são introduzidos por outros professores de diversas disciplinas, um exemplo isso e os professores de biologia, química, matemática usar a musicalização para fazer o aprendizado de formulas e regras mais fáceis e prazerosas ao aluno, bem como em outras disciplinas, passando então a desenvolver o raciocínio e a interpretação. A área de Educação Física, por sua vez, permite ao aluno vivenciarem diferentes pratica de atividades esportivas culturais e corporais, fazendo-o vivenciar diversas culturas presentes na vida cotidiana, através do resgate cultural devolvemos aos nossos alunos o prazer de esta na escola, tirando de vez a sensação errônea que a escola e lugar de sofrimento e castigo.
...