AS REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO
Por: Doctor Who • 14/9/2022 • Trabalho acadêmico • 454 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO
Aline de Barros Santos – 2277990
POLO SÃO PAULO – VERGUEIRO/PARAÍSO
2022
SUMÁRIO
1. TEXTO SELECIONADO 3
1.1. “A Rosa e o Sapo” 3
2. REFLEXÕES REFERENTE AO TEXTO SELECIONADO 4
3. REFERÊNCIAS 5
TEXTO SELECIONADO
- “A Rosa e o Sapo”
Era uma vez uma rosa muito bonita, a mais linda do jardim. Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que, ao seu lado, sempre havia um sapo e por essa razão ninguém se aproximava.
Irritada com a descoberta, ordenou ao sapo que fosse embora.
O sapo, humildemente, disse:
– Está bem, se é o que deseja.
Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa e se surpreendeu ao vê-la acabada, sem folhas nem pétalas.
Penalizado, disse:
– Que coisa horrível, o que aconteceu com você?
A rosa respondeu:
– As formigas começaram a me atacar dia após dia e agora nunca voltarei a ser bela como era antes.
O sapo respondeu:
– Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a rosa mais bonita do jardim.
REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO
Durante a vida nos deparamos com muitas pessoas diferentes de nós e, sem conhecê-las, as pré-julgamos. Dentro de um ambiente estudantil, o mesmo acontece. Entre os alunos, entre professores e alunos, entre professores... A reflexão que fica do texto “A Rosa e o Sapo” é: porventura somos melhores que alguém?
A educação começa dentro de casa, crescemos “copiando” atitudes que vemos daqueles que estão próximos de nós, seja nos criando, guiando e/ou ensinado. Em sala de aula, uma atitude receptiva e acolhedora de um professor pode fazer toda diferença na vida acadêmica e pessoal dos alunos. Ensiná-los que mesmo diante das distinções, cada um possuí valores e qualidades e não devemos fazer julgamento antecipado por aparência, classe social, cor, raça etc.
A alteridade, ou seja, o exercício de se colocar no lugar do outro e de percebê-lo como uma pessoa singular e subjetiva, é um passo para formação de uma sociedade justa e tolerante e, sendo praticada desde cedo nas salas de aula - começando pelo educador -, proporcionará aos alunos melhores relações em grupo, com o próximo e, também, com o meio.
REFERÊNCIAS
SEIS textos de reflexão, só os melhores. Refletir Para Refletir. Disponível em: <www.refletirpararefletir.com.br/6-textos-de-reflexao>. Acesso em: 20/05/2022.
...