TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AS EMOÇÕES

Por:   •  4/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.614 Palavras (23 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

ANA CAROLINA GOMES RIBEIRO

AS RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AS EMOÇÕES

PONTA PORÃ, MS

2021


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDER        6

2.       AS EMOÇÕES DENTRO DA SALA DE SALA DE AULA        12

2.1. Um espaço para pensar as emoções em sala de aula        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

AS RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AS EMOÇÕES

Ana Caroline[1]

Aletéia Eleuterio Alves Chevbotar[2] 

INTRODUÇÃO

Quando falamos em educação temos vários contextos que merecem atenção e estudo. Nos dias atuais, se tem discutido cada vez mais, o lugar das emoções na educação, especialmente, no espaço de sala de aula. Por essa razão, o tema da afetividade abordado nesse trabalho faz-se necessário mediante a necessidade de refletir não apenas sobre aspectos da convivência no espaço escolar, como também nas relações das crianças com o próprio processo de aprendizagem.

As relações afetivas, constituídas cotidianamente com a interação em sala de aula, podem contribuir para que o aluno tenha uma visão do professor como aquele que vai lhe oferecer ajuda quando necessário, isso também contribui na perspectiva de um aprendizado mais saudável mediante a um ambiente que seja acolhedor, frente às necessidades do aluno. Essa pratica pedagógica também tem o intuito de desenvolver empatia, acolhimento, sensibilidade e outros sentimentos que garantirão a segurança da criança, juntamente com o seu desejo de participar do ambiente escolar.

De acordo com Saltini (1999), além do conhecimento de conteúdos e técnicas, as escolas deveriam entender de seres humanos e de seus sentimentos, para além dos aspectos cognitivos, posto que, lidar com sonhos, fantasias, símbolos, afetos e dores contribui para o desenvolvimento integral do ser humano.

Segundo Saltini: “A criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida, ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado” (2008, p. 100). Com este trabalho há a pretensão de discutir sobre as emoções e o espaço que a afetividade deve ocupar em sala de aula, ressaltando sua importância para a aquisição de aprendizado.

A partir das observações do estágio supervisionado do curso de Pedagogia da UFMS/CPPP, incorporado para a realização deste trabalho, foi possível notar que as crianças, estabelecem vínculos afetivos com a figura do professor conforme o nível de cuidado e atenção atribuído a cada um deles. Notou-se também que ao se tornar um pedagogo educador de uma turma, dentre outras atribuições, carrega-se as emoções desenvolvendo aspectos que impulsionam a tomar decisões e olhar para os alunos de modo mais afetivo, permitindo que se identifiquem com a figura do professor.

   A instituição escolar é um dos grupos sociais que, por mais longo tempo mantém contato sistematizado com indivíduos em desenvolvimento, donde a sua responsabilidade em favorecer o processo de evolução através da ação integrativa de todos os aspectos do viver com finalidade de assegurar a consistência e o equilíbrio pessoal (LOURENÇO, 2018 PG. 8 apud NOVAES, 1982).

As relações da criança no mundo exterior são, desde o início, relações de sociabilidade, visto que, ao nascer, não tem:

"meios de ação sobre as coisas circundantes, razão porque a satisfação das suas necessidades e desejos tem de ser realizada por intermédio das pessoas adultas que a rodeiam. Por isso, os primeiros sistemas de reação que se organizam sob a influência do ambiente, as emoções, tendem a realizar, por meio de manifestações consoantes e contagiosas, uma fusão de sensibilidade entre o indivíduo e o seu entourage" (Wallon, 1971, p. 262).

Wallon também estabelece uma estreita ligação entre as emoções e a atividade motora. Para ele, "a emoção corresponde a um estádio da evolução psíquica situado entre o automatismo e a ação objetiva, entre a atividade motriz, reflexa, de natureza fisiológica e o conhecimento" (Wallon 1971, p. 91).

Os professores se comportam e sala de aula como transmissores dos conhecimentos que tem que executar, mas se deparam com diversas situações em que a realidade em que ele deve transmitir somente seus conhecimentos não basta, se é necessário ir além da transmissão do aprendizado.

O processo de aprendizagem das crianças, as interações e as interações entre professor e aluno ajudam a dar uma perspectiva maior aos alunos, pois a interação professor e aluno é indispensável para o processo de aprendizagem.

Notamos ao longo dos anos, um exemplo, como a disciplina de matemática temida pelos e alunos e associadas ao professor como tal. Nos dias atuais as diversas forma de aprendizagem tem voltado essa realidade para outro nível de ensino-aprendizagem, fazendo com que os alunos interajam e entre eles nas aulas e com os professores.

As escolas estão lotadas de variedades de classes sociais, essa diferença também interfere no dia a dia em sala e nas emoções que cada aluno traz para o ambiente escolar, tornando cada turma com vários tipos de aprendizado a serem elaborados.

É nítida essa diferença de classe e ambiente escolar e tudo isso interfere direto e indiretamente na aprendizagem da criança, a fome o descaso a falta de oportunidades faz com que essas crianças percam a desejo de estudar muitas abandonam a escola, por não terem interesse por seus familiares no apoiarem e muito menos exigirem que as crianças frequentem a escola.

Segundo o autor FERREIRA, RÉGNIER (2010, pg. 26) ’’assim podemos definir a afetividade como o domínio funcional que apresenta diferentes manifestações que irão se complexificando ao longo do desenvolvimento e que emergem de uma base eminentemente orgânica até alcançarem relações dinâmicas com a cognição, como pode ser visto nos sentimentos. ’’ A formação do indivíduo na escola tem por base seus ensinamentos pedagógicos, mas a relação entre todos do âmbito escolar contribui para uma nova versão de educação neste século.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (89.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com