AS TAREFAS DO CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONCEITO DE CRIANÇA DO EDUCADOR
Por: roseliazzi • 26/10/2015 • Dissertação • 466 Palavras (2 Páginas) • 1.594 Visualizações
AS TAREFAS DO CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E
O CONCEITO DE CRIANÇA DO EDUCADOR
Na Educação Infantil, a aprendizagem está diretamente ligada à vida afetiva, por isso compete à escola ampliar e fortalecer a afetividade, criando um ambiente sócio-afetivo saudável para os pequenos seres em formação. As instituições de Educação Infantil agregam as atribuições de cuidar e educar, vinculadas com o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, intelectual, afetivo e social, considerando a criança como um ser completo, capaz de aprender e conviver consigo mesma, com seus semelhantes e com o ambiente que a cerca. Por tudo isso, o ato de cuidar e o de educar na Educação das crianças de 0 a 6 anos deve ser entendido como um período único e contínuo.
A criança que precisa ficar em alguma instituição da infância, por um grande período para que os pais possam trabalhar, depende de uma pessoa adulta capaz de cuidá-la e educá-la fora de seu ambiente familiar. Assim, será designada a pessoa do educador, por entender que a relação dele com a criança, deverá ser com a base no amor, na responsabilidade, no cuidar, no brincar e no educar.
Cuidar e educar a criança na creche deve caminhar junto e de modo inseparável, permitindo que as duas ações possam construir a identidade e autonomia da criança.
Considerar o cuidado na Educação Infantil significa entende-lo como parte complementar da educação, e que exige conhecimentos, habilidades e instrumentos que vão além da importância pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um ambiente educativo necessita a combinação de diversos conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
A base do cuidado humano é perceber como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa ajudar a desenvolver habilidades. O cuidado é um ato em relação ao outro que possui uma grandeza importante e demanda atitudes essenciais.
O ato de brincar, na ação pedagógica, deve ser entendido como método frequente da prática educativa e deve ser oferecido às crianças um ambiente com espaços e materiais organizados que ofereçam desafios, desenvolvendo sua expressão por meio de diferentes linguagens, movimentos, imaginação, criatividade, emoções, socialização, autonomia, conhecimento de mundo, pensamentos e sentimentos.
Compreende-se como importante característica do profissional de Educação Infantil a busca permanente por aprender sobre o desenvolvimento da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para ela manifestar suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, sua criatividade, suas reações, suas relações sociais e sua imaginação. O seu papel de educador abrange desde os cuidados (higiene, bem-estar, segurança, etc.) até a educação como desenvolvimento e também como aprendizagem.
O educador que incentiva, que brinca e transmite alegria, desperta no aluno o gosto pelo aprender. O profissional da educação infantil, comprometido com a sua missão de ensinar deixa suas marcas no conviver, no fazer, no conhecer e no ser.
...