AS TECNOLOGIAS DA EAD NO BRASIL
Por: luznalani • 4/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.494 Palavras (10 Páginas) • 343 Visualizações
AS TECNOLOGIAS DA EAD NO BRASIL
Luziane Conceição Soeiro Chalita
Pamela Hellen dos Anjos de Souza
Laís Araujo de Matos
Lilian Caldeira da Silva Coelho
Flavia Borges do Rosário
Professor – Renato Gonçalves
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso PED 0000 – Paper da Prática
03/11/2014
RESUMO
A Educação a Distância é definida como sendo um processo de aprendizagem, alunos e professores estam separados espacial e/ou temporalmente, a EAD(Educação à Distância) é mediada por tecnologias. São utilizados no EAD(Educação à Distância) as seguintes ferramentas, o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e a internet. Temos atualmente 3 modalidades de educação, a Educação Presencial (cursos regulares, em qualquer nível, onde professor e alunos se encontram sempre em sala de aula), Educação Semipresencial (acontece parte em sala de aula e outra a distância, com o auxílio da tecnologia), e a Educação Distância (que pode ou não ter momentos presenciai). Nestas modalidades professores e alunos estam separados fisicamente no espaço e tempo, mas são unidos através das tecnologias de comunicação. A EAD (Educação à Distância) pode ser feita em todos os níveis de ensino regular, fundamental, médio, superior e pós-graduação. O método é mais utilizado e indicado para a educação de adultos, principalmente na graduação e pós-graduação. A maior parte das instituições brasileiras que oferecem a EAD(Educação à Distância) promove também a Educação Presencial.
O ponto principal da Educação em qualquer modalidade deve ser a interação e a interlocução de todos os envolvidos no processo. Com as tecnologias interativas isso está sendo possível na EAD(Educação à Distância), mudando o conceito de curso, de aula, que passa a existir em um tempo e um espaço, cada vez mais flexíveis, onde todos se fazem presentes em diversos e diferentes espaços.
Palavras-chave: Educação. Educação à distância. Tecnologias.
1 INTRODUÇÃO
A EAD(Educação à Distância) surgiu quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA), no século XVII. A partir de então, é possível estabelecer uma cronologia de evolução da EAD(Educação à Distância) no mundo. A maior concentração ocorreu na Europa, com o oferecimento de cursos por correspondência no século XIX, na Suécia, reino unido, Espanha, além dos EUA. Mais foi na segunda metade do século XX, que a modalidade de EAD(Educação à Distância) se estabeleceu e fortaleceu.Um importante acontecimento dentro da evolução da EAD é a abertura da British Open University, na Inglaterra em 1969, que trouxe inovações nos instrumentos de comunicação entre professores e alunos, assim como na recepção e envio dos materiais educativos, sendo pioneiras nesta modalidade de ensino superior à distância. No Brasil, a EAD(Educação à Distância) teve seu início no século XX com o iminente processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial. Surgida como uma alternativa de atendimento da demanda, a EAD(Educação à Distância) permitia a formação dos trabalhadores do meio rural sem a necessidade de deslocamento para os centros urbanos.
Houve um processo de transformação, em todo o processo histórico da EAD(Educação à Distância),principalmente no que diz respeito ao preconceito sofrido por essa modalidade. Aos poucos, a EAD(Educação à Distância)está perdendo o estigma de ensino de baixa qualidade, emergencial e ineficiente na formação do cidadão. Atualmente vivencia-se novos desafios, principalmente no que diz respeito aos impactos nas novas tecnologias na EAD(Educação à Distância). A partir dessas novas tecnologias várias pessoas têm garantido o direito a educação e a realização do sonho de ter sua 1ª graduação.
- EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL
A EAD (Educação à Distância)tem sido uma prática muito utilizada desde a primeira metade do século XX no Brasil, principalmente no ensino profissionalizante e na educação popular. Instituições como o Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro foram responsáveis pela formação profissional de mais de três milhões de brasileiros até o ano 2000 (VIANNEY et al., 2003, p. 49). Nas áreas de educação popular, Belloni (2002, p. 129) destaca vários programas de iniciativas públicas e privadas como o MEB (Movimento de Educação de Base), o Projeto Minerva, o Telecurso 1º Grau e o Telecurso 2000. Muitos desses programas visavam à divulgação do conhecimento e à formação da cidadania através do uso do rádio e da televisão. A EAD (Educação à Distância)assume, assim, valiosa posição na formação do indivíduo e sua inclusão na sociedade.
Os anos 90 representam uma “virada” na EAD(Educação à Distância) no Brasil, pois foi nessa década que ela é oficializada como “modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino”, a partir da publicação da lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional em dezembro de 1996. Por essa mesma época, a expansão da Internet e o destaque conferido na política educacional brasileira ao ensino superior favorecem a instalação da EAD (Educação à Distância)na maioria das instituições, nos níveis de graduação e pós-graduação (VIANNEY et al., 2003, p. 49).
Conforme leituras realizadas as bases legais da Educação a Distância no Brasil tem sua origem na LDBEN 9.394 de 20.12.1996, pelo Decreto 2494 de 10.02.1998, Decreto nº 2561 de 27.04.1998 e na Portaria Ministerial Nº. 301 de07.04.1998, até então essa modalidade ensino na havia merecido por parte do poder público nenhum tipo de regulamentação em lei ordinária.
Educação à distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de educação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (DECRETO 2.494, de 10/02/1998).
...