TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRÊS ABORDAGENS DE ENSINO PRESENTES NO LIVRO PINÓQUIO AS AVESSAS

Por:   •  3/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo relacionar o enredo de Pinóquio ás avessas, com as Teorias de aprendizagem estudadas no primeiro semestre. Teorias estas conhecidas como: Tradicional, Comportamental e Humanista. Tais teorias, serão explicadas com clareza ao decorrer do desenvolvimento do trabalho.  

Veremos a fundo os maléficos que um ensino tradicional pode apresentar, dissertaremos como a criança reage ao deparar-se com padrões que deturpam sua realidade infantil, observaremos a importância que a na valorização de seu bem estar emocional, comentaremos como os princípios humanistas podem servir de grande ajuda a Educação atual e qual o verdadeiro papel da Escola.

É com muito prazer que iniciamos nosso  trabalho. Vejamos mais a seguir:

Desenvolvimento

 A escola assume um papel importantíssimo na vida do aluno. Sua função é de socializar os saberes para todos, a fim de que os jovens estejam preparados para viver na sociedade. No livro: Pinóquio ás avessas, vemos que o pai de Felipe possui uma ideia um tanto quanto rudimentar e capitalista da verdadeira finalidade da escola, para ele as instituições servem apenas para formar profissionais para o mercado de trabalho, para tornar crianças em adultos e que a diversão, – coisa essencial para o desenvolvimento afetivo, indispensável para a saúde física, emocional e intelectual da criança ( SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS, 1997)  – é algo que a tornara um “burro”, só mais um entre a sociedade, um ninguém.           

Ao chegar à escola, cuja presença do tradicionalismo é massiva, Felipe não consegue ser visto como a criança que é, não tem seus desejos de conhecimentos saciados. Por ser diferente dos demais, Felipe é visto como uma criança com problemas psíquicos, mas a verdade é que a falha estava na proposta pedagógica diretiva da instituição. Se formos olhar além dessa história e considerarmos o Ensino dos dias atuais, veremos que ainda existem muitos educadores e pais seguindo os tramites tradicionalistas que há em Pinóquio ás avessas. Pois quantos professores ainda se acham o centro de todo o processo pedagógico? O fato inefável é que o professor é quem deve se adequar a criança, atentar-se a suas duvidas e ter o apriorismo por base, quebrar relações verticais e ajudar o aluno.

O livro faz uma analise profunda do que o Tradicionalismo pode fazer com uma criança: por um lado, pode-lhe fornecer um conhecimento didático importante para que o sujeito possa se tornar alguém bem sucedido nessa vida, por outro, faz com que o tal seja trancafiado em cadeias emocionais das quais privam o educando da plena felicidade. Muitas vezes, o tradicionalismo rouba a infância das crianças, fazendo-as adequar-se ao meio dos adultos, onde uma postura focalizada é a correta. Mas a criança deve ser deixada livre para ser ela mesma, sem que haja qualquer imposição adulta, sendo ela mesma a construtora do processo de aprendizagem (A TEORIA HUMANISTA E A ESCOLA DE SUMMERHILL, ARTIGO).  O professor deve atuar apenas como um direcionador, um apoio a criança.

A abordagem humanista em Pinóquio ás avessas, é muito pobre, não observa-se fragmentos da verdadeira essência humanista criada por seus idealizadores. Os professores do colégio de Felipe, são ricamente Diretivos, desviam-se do interesse-aprendizagem de Felipe, fazendo com que o menino se decepcione. Vemos então o quanto desviar a atenção das crianças do que lhe apraz lhe afeta emocionalmente. Felipe começa a dar ouvidos a rigidez do pai, abandonando então suas vontades e inclinando-se ao aprendizado do professor.

Por mais bem sucedido que Felipe se tornou, um lado de sua vida estava em cacos. É nesse momento que vemos o quão importante é a abordagem humanista, ela equilibra o bem estar humano com a aprendizagem, põem a saúde emocional do cidadão acima dos interesses acadêmicos. O humanismo prega que a felicidade do ser humano, deve-se ser colocada acima de qualquer questão! Pois uma pessoa feliz é capaz de transformar o ambiente em que vive num lugar ainda melhor para se estar, uma pessoa feliz aprende com mais propriedade. Não sabemos quanta capacidade de criação é morta nas salas de aula (ALEXANDER NEILL, 1968).

A felicidade deve ser um dos objetivos da educação (SPECK, 2009). As escolas atuais devem utilizar dos princípios da teoria humanista nas escolas, abandonar técnicas tradicionais e adequar-se ao novo. Não pelo modernismo, mas sim pela busca de uma mudança de postura frente à Educação (SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS, 1997). Os educadores deste século devem acreditar no potencial das crianças, expandirem seus horizontes com atividades diversificadas e deixá-las à vontade para expressar-se como bem entendem.  

A abordagem comportamental entende que o desenvolvimento das habilidades são determinados por suas relações com o meio em que se encontram. Portanto, caso o individuo esteja agindo de forma contraria ao comportamento dos demais a sua volta, este é visto como um ser estranho e é forçado a se adaptar ao estilo de vida dos demais ao seu redor. Coisa que observamos no livro Pinóquio ás Avessas, explicitamente.

A análise experimental do comportamento nos auxilia a entender o nosso comportamento e a descrevê-los, ajuda-nos a modificá-los para melhor (SKINNER). Tal questão em Pinóquio ás Avessas, foi levada ao pé da letra pelos educadores de Felipe, já que os mesmos tranformaram o comportamento da criança naquilo que era significativo  para eles, ignorando assim todos os princípios da teoria não-diretiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com