Buscando A Qualidade Social Do Ensino, Do Livro "Organização E Gestão Da Escola - Teoria E Prática", De José Carlos Libâneo
Monografias: Buscando A Qualidade Social Do Ensino, Do Livro "Organização E Gestão Da Escola - Teoria E Prática", De José Carlos Libâneo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bitz • 4/1/2015 • 541 Palavras (3 Páginas) • 4.924 Visualizações
Resumo do capítulo III – Buscando a qualidade social do ensino, do livro “Organização e gestão da escola – Teoria e prática”, de José Carlos Libâneo.
O terceiro capítulo do livro aborda a importância da qualidade social que está presente na escola. Quais os critérios necessários para a definição dessa “qualidade”, como podemos busca-lá e quais as estretégias e procedimentos que possibilitam promover esta qualidade social das escolas e do sistema escolar. Além disso, Libâneo também se ultiliza de algumas ideias do sociólogo Pedro Demo para apresentar o conceito de qualidade de ensino.
Quais os critérios que definiriam uma qualidade social da escola? Nas escolas a “qualidade total” é que se faz presente. Fruto de uma concepção economista, esta qualidade tem por objetivo treinar os alunos para que estes venham a se tornar profissionais competentes e atendam as exigências do mercado, sendo sempre submetidos a processos de avaliação.
Em contrapartida a “qualidade total”, há a “qualidade social”, onde, segundo Libâneo (2003)
a educação de qualidade é aquela que promove para todos o domínio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais necessários ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, à inserção no mundo do trabalho, à constituição da cidadania, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. (p.66)
Para o sociólogo Pedro Demo, no campo educativo a qualidade se “divide” em dois caminhos: a qualidade formal e a qualidade política. Na primeira a ideia é que a criança realmente aprenda na escola e seja capaz de construir uma formação básica sólida que a faça pensar e intervir quando necessário em situações cotidianas. A segunda diz respeito aos valores socias do conhecimento, ou seja, ao objetivo ético de intervir na realidade visando o bem comum de todos (Demo, 1998). Assim, a educação nos encaminha aos pensamentos de que a qualidade nas instituições educacionais deve desenvolver seres humanos capazes de participarem ativamente na sociedade.
Libâneo traz algumas características para uma educação escolar de qualidade social. Dentre elas estão: Assegurar uma sólida formação de base; desenvolver processos de formação para a cidadania; assegurar a elevação do nível escolar para todos, sem exceção; promover a integração entre a cultura escolar e outras culturas; entre outras. Entretanto sabemos que não é fácil promover uma educação de qualidade para todos igualmente, e para que haja uma possibilidade de mudança é necessário uma reorganização escolar, com mudanças nos processos de organização e gestão, nas práticas de ensino, nas formas de avaliação, no currículo, entre outros. Esses são alguns caminhos, porém, é fundamental que além disso as escolas busquem a qualidade cognitiva das experiências de aprendizagem de seus alunos.
A garantia da qualidade social do ensino implica, portanto, em uma série de fatores que quando realizados em conjunto tendem a dar certo. Acreditar que é possível educar a todos, para que haja igualdade de inclusão social; realização de um trabalho escolar integrado e articulado, que conte com a participação coletiva na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico e do currículo; os professores
...