TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  12/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  1.120 Visualizações

Página 1 de 3

                                          [pic 1]

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO (CEL0466)

(Atividade Obrigatória)

                            PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR - 2019

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLOGICO E SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: MARILIA GOMES GODINHO

TITULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DA CULTURA DAS SOCIEDADES ATUAIS

ALUNA: MARIA ROUSSOS TRINDADE

MATRICULA: 201907040323

DATA: 04/11/2019

INTRODUÇÃO

Dentre os desafios dos tempos atuais para a preservação da identidade cultural do nosso país encontram-se a globalização e as consequências dela decorrentes.

Existem diferenças no modo de pensar e de agir entre as diversas culturas que, segundo o relativismo cultural, devem ser respeitadas. Porém, muitas vezes essa posição tem sido encarada como descaso, apatia, em relação ao outro.

RELAÇÃO ENTRE CULTURA E EDUCAÇÃO

É preciso enfatizar a importância de se preservar a identidade da cultura brasileira, nos seus variados aspectos, inclusive nos que interagem com a educação, independentemente da realidade econômica e política do nosso país.

Vivemos em uma sociedade que ainda há muita manifestação de preconceito e alta desvalorização do ensino, e isso reflete no modo de agir das pessoas. O índice de crimes de ódio devido ao preconceito vem crescendo em escalas alarmantes, consequências da falta de valorização da cultura e a baixa qualidade da educação.

A violência esta cada vez pior nas cidades grandes, a ate mesmo em lugares como interior, o que antigamente era algo raro. As crianças podiam brincar na rua sem perigos, e infelizmente hoje algo simples como isso não é possível.

A EDUCAÇÃO COMO PRODUTO DA SOCIEDADE

Segundo Durkheim, cada sociedade formula determinado ideal de ser humano, ou seja, é a sociedade que determina o que esperar do indivíduo, seja do ponto de vista intelectual, físico ou moral. Em outras palavras, seremos aquilo que a sociedade espera que sejamos.

Sobre a relação entre educação e violência podemos perceber que a educação é o pilar principal para o desenvolvimento de um país.

A educação é, por suas origens, seus objetivos e funções um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma sociedade historicamente determinada.

Então, nesse sentido, vivenciamos um tempo de crise paradigmática que, necessita, em nosso entender, ser estudada enquanto fenômeno cultural, embora relacionada com o modelo de produção do conhecimento, mas que devem ser analisadas em suas dimensões históricas, políticas, econômicas e sociais.

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E EDUCAÇÃO PARA A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE

A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. Em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, bem estar mental e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com