ATIVIDADE AVALIATIVA-MAGISTÉRIO PROF. FEMININA
Por: Leonardo de Araújo • 2/5/2022 • Abstract • 664 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
HERICA OLIVIA DA COSTA TAVARES
6° Período
ATIVIDADE AVALIATIVA: EDUCAÇÃO E MAGISTÉRIO, PROFISSÃO FEMININA
PROF.: Rosiane Barros
MACEIÓ- AL
2022.1
ATIVIDADE AVALIATIVA
ALUNO: Herica Olivia da Costa Tavares
TEMÁTICA DISCUTIDA – EDUCAÇÃO E MAGISTÉRIO, PROFISSÃO FEMININA
- QUE LIGAÇÃO ERA FEITA COM O TRABALHO DA MULHER PROFESSORA?
R.: A mulher professora, teve em seu trabalho um fator fortemente marcante durante sua caminhada, ela ingressou no mercado de trabalho com o olhar social subjugado “maternagem”, ocasionado pela errônea ligação entre, a mulher profissional professora e a mulher cujo as suas funções são voltadas para o lar. Sendo assim, essa associação se deu através de algumas qualidades ditas feminina, como por exemplo, a delicadeza da maternidade que em tese, não só ensinariam os seus alunos, mas também cuidaria deles, como uma espécie de vocação natural.
- O QUE REPRESENTOU PARA O ESTADO A ENTRADA DA MULHER NO MAGISTÉRIO?
R.: A professora primária representava a imagem materna em uma missão sagrada de ensinar e conduzir as novas gerações no caminho da educação e da instrução, agora, em bem do progresso da nação (ALMEIDA, 2004). Assim, o Estado impôs sobre a mulher a responsabilidade de educar, cuidar... Colocando ela na posição de guia da moral e do bons costumes. Além de se aproveitar da oportunidade de aprimorar as virtudes e a formação de caráter do homem para a promoção da prosperidade nacional e para alcançar a estabilidade social e política.
- SABENDO-SE QUE A DOCÊNCIA É UMA PROFISSÃO PRIMORDIALMENTE FEMININA, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE ISTO NÃO PROMOVA UM ENGAJAMENTO MILITANTE POR MELHORES CONDIÇÕES SALARIAIS E DE TRABALHO?
R.: Não. Hoje o movimento militante se faz presente e necessário na vida dos professores. O movimento sindical docente contribuí para a formação política dos profissionais da educação, favores na organização da defesa de qualidade no trabalho, salários e na luta pelos direitos dos trabalhadores da educação.
- RELACIONE ALGUNS MOTIVOS QUE PODERIAM INDUZIR O AFASTAMENTO DA MULHER AO MAGISTÉRIO.
R.: A desvalorização da profissão, o atraso salarial, o desprestigio dado ao docente, o preconceito para com a mulher professora, as péssimas condições de trabalho. Além da profissão começar a ser vista pela sociedade como inferior quando comprada com as demais.
- COMO O GRUPO PERCEBE A DENOMINAÇÃO “TIA” À PROFISSIONAL DOCENTE?
R.: Paulo Freire (1997) afirma que “a tarefa de ensinar” não deve transformar “a professora em tia de seus alunos da mesma forma como uma tia qualquer não se converte em professora de seus sobrinhos só por ser tia deles. Ensinar é profissão que envolve certa tarefa, certa militância, certa especificidade no seu cumprimento enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco”. Com isso podemos afirmar que o termo “TIA” é mal visto e equivocado pois os profissionais da educação não têm nenhuma relação de parentesco com seus alunos, e a sua tarefa na sala de aula é o ensino – aprendizagem.
...