PERCURSOS METODOLÓGICOS PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE - Seleção das informações apresentadas no caso - referentes ao contexto da família, dos professores, dos profissionais envolvidos, outros contextos e, da criança - do que é relevante para a intervenção que contribua com o desenvolvimento e a participação da mesma no currículo da Educação Infantil.
- Identificação e descrição das barreiras impostas pela condição Cognitiva, sensorial, física ou comportamental do aluno. Aqui priorizar as características biopsicossociais no que se refere à aprendizagem da criança no “caso real” - lembre-se que isto envolve um olhar atento para a criança em um determinado contexto.
- Identificação das barreiras impostas pelo meio decorrentes da estrutura física, recursos materiais, humanos e contextos.
- Identificação das potencialidades da criança com vistas a disponibilização de recursos materiais acessíveis, seleção de recursos humanos e adequação de metodologias para intervenção.
- Identificação, sugestão e/ou construção personalizada de recursos didático-pedagógicos necessários na IP.
- Identificação de recursos de alta tecnologia (software de CAA, acionadores, recursos ópticos, não ópticos, recursos de estímulo às Funções Psíquicas Superiores...) ou de baixa tecnologia que serão importantes no processo interventivo.
- Conhecimento e análise dos objetivos educacionais propostos pelos professores da Educação Infantil no sentido de providenciar e promover a implementação de recursos de acessibilidade.
- Verificar a necessidade ou não de estabelecimento de intervenções pedagógicas envolvendo a família, a escola, os profissionais da saúde e outros, para a construção do planejamento e na resolução dos problemas que possam surgir na escolarização da criança em tela.
- Apresentação de estratégias de avaliação contínua conforme o plano de IP para o “caso real” com vistas a ajustar constantemente o plano e sua interface com os contextos de aprendizagens da criança.
- Adquirir conhecimentos que possam contribuir para a elaboração de estratégias de intervenção precoce ou flexibilização do ensino na escola da criança.
|
Atividades específicas para cada grupo ATIVIDADES 1: Elaboração e organização para desenvolver o estudo - Leitura do Caso Real (modelo)
- Elaboração do caso real e em seguida identificação e registro escrito de termos e assuntos desconhecidos que estão presentes no “caso real mediados” pelas questões abaixo:
Questões - Existem termos/assuntos que precisam ser esclarecidos?
- Quem pode contribuir para o esclarecimento?
- Quais informações complementares serão necessárias ao caso sistematizado, a fim de que subsidie o processo de elaboração do Plano de IP?
ATIVIDADE 2: Análise e Clarificação do Problema Essa etapa consiste na clarificação da situação problema, bem como no levantamento de suas possíveis causas. Etapas para desenvolvimento da Atividade 2 - Identificação do tipo do problema: cognitivo e linguagem, contexto (ambiente escolar, familiar e cultural), saúde e desenvolvimento físico, afetividade e socialização, aprendizagem.
- Identificação da(s) idéia(s) central(is) do problema – o que precisa ser resolvido do ponto de vista da IP?
- Seleção de material bibliográfico para fundamentar na IP.
Questões para nortear a identificação do problema - O problema é relativo à: escola, sala de aula, professor, saúde, família, acessibilidade física (arquitetônica), material pedagógico, aprendizagem, afetividade, sociabilidade, cognição, comunicação, locomoção, e/ou outros?
- Por que o problema pode ser atribuído a: escola, sala de aula comum, professor, saúde, família, acessibilidade, material pedagógico, aprendizagem, afetividade, sociabilidade, cognição, comunicação, locomoção e/ou outros?
- Quem são as pessoas e/ou contextos envolvidas no problema?
- Que percurso acadêmico precisamos fazer para entender o problema?
Atenção! As questões propostas nas Atividades 1 e 2 tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão da atividade. Portanto, não se tratam de questionários para serem respondidos. Essas questões devem orientar a reflexão e a problematização, tendo em vista a análise do “caso real” e a explicitação do mesmo.
|
ATIVIDADE 3: Elaboração do Plano de Intervenção (Apenas como modelo)
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE IP
A. Dados de identificação
Nome da criança: (fictício) Idade:______ Série/ Etapa ou ciclo:___________Turma:_______Turno:________ Escola: Nome fictício Professor do ensino regular: Nome fictício Professor do AEE: Nome fictício
B. Dados para elaboração do Plano de Intervenção
Informações sobre a criança: são informações que antecedem o plano de IP se constituem por meio dos passos a seguir:
- Resumo do caso construído: envolverá uma discussão realizada pelo grupo a partir das informações contidas no “caso real”.
- Tipo de problema: tendo a descrição do caso em mãos identifiquem de forma resumida quais são os problemas que precisam ser resolvidos e descrevam-nos, identificando o tipo de problema e quem estará envolvido na busca de solução.
Identificação do Problema | Identificação do tipo de problema (cognitivo, linguagem, escolar, de aprendizagem, familiar, saúde, acessibilidade, comunicação, outros) | Observações e indicações de quem estará envolvido na resolução do problema |
| | | | | | | | | | | |
- Abrangência do problema do ponto de vista da IP. Elaborem uma síntese a partir da relação dos problemas identificados anteriormente e que dizem respeito à intervenção.
- Identifique as potencialidades e dificuldades da criança observadas, após a sistematização do “caso real” pelo grupo.
Potencialidades | Dificuldades |
| | | | | |
- Solução do problema
- Na constituição desta etapa do estudo o grupo deverá retomar a relação dos problemas que são próprios da intervenção e descrever como pretenderá resolvê-los.
- Um dado importante para a elaboração de um plano de IP relacionado a casos reais é identificar nas ações estabelecidas como necessárias, o que já existe disponível.
Ações necessárias | Relação do que existe disponível |
| | | | | |
PLANO DE AEE - O que consiste?
- Plano de IP: São as ações desenvolvidas para atender às necessidades da criança. São específicas da IP para que a mesma possa ter acesso ao ambiente e a conhecimentos escolares de forma a garantir com autonomia o acesso, a permanência e a participação dela na escola e em outros contextos.
- Necessidades da criança: A identificação das necessidades tem como base suas potencialidades bem como os problemas existentes que se expressam por meio das dificuldades enfrentadas pela mesma na participação e desenvolvimento de atividades para seu aprendizado. A partir deste movimento de identificação o grupo deverá listar quais as necessidades da criança, da escola, família. Deverá ainda identificar que profissionais e parcerias serão envolvidos no alcance dos objetivos de IP.
- Objetivos do Plano: considerar as necessidades listadas no item 1 (acima). Organizar os objetivos (priorizem objetivos cujo alcance facilitarão outros objetivos) de intervenção de forma clara e prática.
- Organização do atendimento: para atingir os objetivos elaborados acima, como o grupo propõe a organização da IP?
- Tempo previsto para o desenvolvimento do plano (quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou outro: _________
- Freqüência (número de vezes por semana para atendimento): _____________
- Tempo de atendimento (em horas ou minutos): __________
- Composição do atendimento: ( ) individual ( ) coletivo
- Outras informações, caso achem, importantes.
|
- Atividades a serem desenvolvidas no atendimento à criança: Consulte material bibliográfico sugerido na disciplina em estudo para selecionar atividades relativas aos objetivos do Plano de IP.
- Seleção de materiais a serem produzidos para a criança. Revejam os objetivos e as atividades propostas e relacionem os materiais necessários para a efetivação da proposta de plano pelo grupo.
- Seleção de materiais equipamentos que necessitam ser adquiridos. Dos materiais selecionados no item 5, quais não estão disponíveis (na escola, ou no espaço da intervenção e necessitam ser adquiridos? liste os recursos materiais que precisam ser encaminhados para compra e /ou que já existem.
- Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais: Por exemplo, no caso da Deficiência física, terapeuta ocupacional para criar uma tesoura adaptada, costureira para fazer uma calça com enchimento para trabalhar com a criança e outros. Pensando nos profissionais já listados anteriormente, como o grupo proporia o trabalho em parceria? Que mecanismos deveriam ser constituídos para o fortalecimento da equipe, a comunicação imediata das novidades e/ou novos propósitos (necessidades)? Que instituições ou secretarias poderiam colaborar com o plano para a inclusão da criança conforme o caso em tela e de que forma isto pode acontecer?
- Profissionais da escola que receberão orientação do Profissional da IP sobre serviços e recursos oferecidos à criança:
- Professor de sala de aula?
- Professor da Educação Física?
- Colegas de turma?
- Diretor escolar?
- Equipe pedagógica
- Outros. Quais?
|
9. Resultados esperados: faça uma lista dos principais resultados esperados. Cada um dos objetivos planejados no item 2 deverá produzir respostas que o grupo espera por meio da IP. Quais são os resultados esperados em cada um dos objetivos propostos? Esta projeção será muito importante para verificações em avaliações. Quando um objetivo não for alcançado poderemos revê-lo e replanejar, ou então mudar as estratégias (atividades) propostas no Plano de IP:
Os ítens c e d têm apenas o caráter informativo caso o plano elaborado pelo grupo fosse desenvolvido.
C. Avaliação do processo de IP e respostas da criança: 1. Indicação de formas de registro O plano deverá ser avaliado durante todo o desenvolvimento. O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento, onde serão descritos o uso do serviço(s) e do(s) recurso(s) no ambiente da intervenção e no ambiente familiar. No registro, deverão constar as mudanças observadas em relação à criança no contexto escolar: o que contribuiu para as mudanças constatadas; repercussões das ações do plano de IP no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de IP. D. Reestruturação do Plano: Liste os pontos de reestruturação do Plano de IP, caso os objetivos não tenham sido atingidos. - Pesquisar e implementar outros recursos; estabelecer novas parcerias etc.
|