ATIVIDADE DE PORTFÓLIO - CICLO
Por: Renata Cavalini Lavrador • 7/8/2021 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RENATA CAVALINI LAVRADOR
R.A.: 8123106
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO - CICLO 2
[pic 3]
BARRETOS
2021
Objetivo
- Refletir sobre o papel que a educação deve representar nos processos de inclusão de alunos das comunidades indígenas.
Descrição da atividade
- Leia o texto: “Educação Intercultural” e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio. Educação Intercultural - Em uma reunião de professores de uma escola rural do sul do Chile, um grupo discute o que deve representar a educação na inclusão de crianças indígenas, a fim de que possa participar e ter acesso à cultura em igualdade de condições com as demais crianças do país. Seus comentários são os seguintes:
Educação Intercultural
- O papel do professor é ajudar seus alunos mapuches: A responsabilidade do professor é auxiliar os alunos e as famílias indígenas, compreendendo assim comportamentos de cada discriminação. Visto que os indígenas consigam ser participante e possa se relacionar com um entendimento diferenciado. Por essa razão propõem promover o ensino para todos, desejando a união da população indígena e civilizações.
- Professora - Fresia: Para a professora Fresia, existe uma discordância entre concepções do professor que auxilia seus alunos mapuches. Fresia quer conservar suas diferenças, desejando que suas culturas indígenas sejam próprias, precisando da inserção com a sociedade. Os indígenas necessitam estar preparados para interagir sua cultura com outras sem esquecer sua ascendência.
- Expressão da Ana: Nas atitudes indígenas a Ana informa que eles não são de muita relevância para os chilenos, visto que crianças indígenas tem suas peculiaridades culturais, sem conhecer suas linhagens, para Ana crianças que usam roupas de índio é como se estivessem fantasiadas.
- Professor recém chegado na escola: O professor quer ensinar aos alunos com sua cultura, proporcionando um preparo caso sofra alguma discriminação social. Contudo ele informa que é sua obrigação ajudar os alunos a encarar os problemas fora da escola.
- Explica Estebam: O professor conversa que é necessário identificar as diferenças entre culturas, com a finalidade de não misturar casa origem, bem como as crianças não se diferenciem entre elas.
- Monitora de religião de Fresia: No ponto de vista dela não existe desvantagem em ser índio, pois muitos trocam a forma de agir com sua timidez.
- Fresia acha os mapuches “um tanto tímido”: Fresia fala que algumas dificuldades na aprendizagem com os indígenas, por motivo de comunicação e linguagem.
Referências Bibliográficas
Texto extraído do livro “Escuela Rural; Histórias de Microcentros. Gobierno de Chile. Ministerio de Educación. Chile. Pp.69 a 74. In: DUK, Cynthia. EDUCAR NA DIVERSIDADE: material de formação docente. 3. Ed./edição do material Cynthia Duk. - Brasília: [MEC, SEESP], 2006.
GOMES, Nilma Lino. Educação, Relações Étnico-Raciais e a Lei 10.639/03. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/artigo-25-08-2011>. Páginas de 1 a 4. Acessado em: 10/03/2021.
...