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ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

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ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Modalidade Licenciatura

Brasília, 2018


Alice Roberta – N1498D0

Bruna Augusto – N221410

Elis Gonçalves – T2071J7

Marcos Antônio – N221470

Patrícia Gonzaga – D20EGC3

“JOGOS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM”

                                     

Atividade apresentada como Atividade prática supervisionada

pelos alunos do 3º e 4º Semestre do curso de

Pedagogia, sob a orientação da Profª Paulo Alves.

Brasília, 2018

  1. INTRODUÇÃO


     Diante do fato de que os jogos são frequentemente ignorados pelos educadores e pelas próprias instituições de ensino, desejamos pontuar a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. 

     Neste trabalho temos como objetivo evidenciar o jogo como um recurso facilitador na aprendizagem, mostrando ele como um instrumento pedagógico para trabalhar o raciocínio da criança. Tais atividades que envolvem jogos deixa de ser importante apenas para o aluno e passa a ser um instrumento pedagógico facilitador na vida também do educador. A ‘’corrida das operações’’ é um jogo educativo que vai trabalhar com crianças de 2 e 3 anos explorando seus conhecimentos, fazendo o uso de atividades lúdicas e desenvolvendo atividades.

     O assunto abordado neste trabalho tem como objetivo, contribuir com o educador para que este perceba a importância dos jogos como recursos de aprendizagem da matemática e do cotidiano para os alunos, pois precisam ter espaço primordial no processo de aprendizagem fugindo do tradicionalismo.

      O trabalho agrupar-se em 5 partes, introdução, Ficha Técnica onde vai ser abordados algumas explicações sobre como jogar, quais regras terá, quais são os materiais necessários e possuirá imagem do tabuleiro. Roteiro da observação que contará sobre a experiência do jogo com uns alunos que já exercitaram ele, desenvolvimento que trás um conteúdo próprio do jogo com melhores esclarecimentos e por fim a conclusão.

   Partindo dessa ideia de ensino por meio de jogos, utilizaremos a diversão visando o desenvolvimento de técnicas, competências e habilidades, no intuito de capacitá-lo a compreender e interpretar novas situações e solucionar questões problemas.

  1. FICHA TECNICA

  No jogo “a corrida das operações” são trabalhados a adição e subtração em 3 diferentes níveis, do fácil ao difícil. O jogo projetado pode ser utilizado por estudantes do 2° e 3° ano, podendo ser estendido conforme a necessidade de cada turma.

   Com o jogo é estimulado o raciocínio logico da criança, além de compreender o uso dos números nas suas diferentes formas, por exemplo, no jogo “a corrida das operações” os números aparecem em diferentes momentos, nas operações matemáticas, na sequencia do tabuleiro, e também nos dados.  

     Material utilizado:

  • Dois dados;
  • Pinos para 4 jogadores;
  • Cartas com operações a serem resolvidas, nas cores alaranjadas, verdes e amarelas. As cores definem uma sequencia de dificuldade;
  • Tabuleiro com casas coloridas de acordo com as cartas.

O jogo possui um tabuleiro enumerado de 1 a 30, pode ser jogado por até 4 jogadores. Inicia-se jogando os dados e consequentemente avançando a quantidade de casa determinado pelos dados, puxa-se uma carta de acordo com a cor que caiu no tabuleiro, terá 10 segundos para responder a operação, caso acerte avança uma casa, se errar, voltará duas casas. Ganhará o jogo o aluno que chegar no final do tabuleiro primeiro.

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  1. Roteiro da observação

    O jogo foi realizado em uma escola de ensino particular, com alunos do 2° e 3° ano. O mesmo durou, aproximadamente, 25 minutos. Os alunos se empolgaram ao saber que participariam do jogo. Então preparamos um local tranquilo, sem os outros alunos da turma, para que eles se sentissem a vontade e sem tumulto.

    Iniciou-se o jogo, decidimos a sequencia ao jogar os dados. O primeiro aluno andou 5 casas e caiu na casa amarela, que consequentemente, era o nível fácil, então em menos do tempo determinado o mesmo respondeu a questão. E assim foi sucessivamente, os alunos do 2° tiveram muita dificuldade em responder as operações e questionaram pelo aluno do 3° ano ser mais sabido e está na frente, entre outras questões. Então se resolveu que o tempo seria maior para os alunos do 2° ano responder.

    As crianças tiveram muita dificuldade pois se sentiam pressionadas ao ter que responder com rapidez. Contavam sempre com o auxilio das mãos, e nas operações de subtrações não obtiveram êxito em nenhuma. Nas cartas laranjadas, do nível difícil, nenhuma das crianças responderam corretamente.

    Ao final do jogo, o aluno do 3° ano foi o vitorioso. Os outros participantes, pediram pra continuar pra saber quem iria ganhar em segundo lugar. Então foi feito uma tática diferente, os outros 3 tiveram que responder as operações das cartas verdes que são as médias. As duas alunas ficaram em 2° e 3° lugar, e o outro participante em ultimo.

    Foram questionados a dificuldade do jogo, e os alunos acharam difícil, porém foi uma dificuldade positiva em que os alunos responderiam se tivessem mais tempo ou se não fosse sob pressão.

   Assim mesmo, os estudantes queriam jogar novamente.

  1. DESENVOLVIMENTO

     O jogo na educação matemática tem o papel de evoluir de forma lúdica aquele conteúdo sistematizado. O mesmo os estimulam a pensar com lógica, não apenas na matéria matemática, mas para ter um bom desempenho escolar e se dar bem em todas as disciplinas escolares.                                                                                  

Pode-se, entretanto, utilizar os jogos, especialmente aqueles que possuem regras, como atividades didáticas. É preciso, porém, que o professor tenha consciência que as crianças não estarão brincando livremente nestas situações, pois há objetivos didáticos em questão. (BRASIL, 1998, MEC/SEF. P. 30)

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