Atividade Prática Supervisionada (ATPS) De Pedagogia
Por: mvcamaforto • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.397 Palavras (14 Páginas) • 374 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR lll
Dorinea dos Santos Camaforto.....................................6501213183
Maria Lucivania dos Santos Camaforto........................6705285590
Michelle Vanessa dos Santos Camaforto......................6580318062
Vanessa Basílio da Silva Seles......................................6995496262
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar lll”, sob orientação do professor-tutores: Silvia Maria C. Krachevskistância
Osasco/Sp
2015
SUMARIO
Introdução............................................................................... 03
Resenha dos textos.
Uma nova cultura de aprendizagem...................................04
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações...............05
Conceitos de projetos.............................................................06
Análise crítica os textos.........................................................07
Ser criança: BRINCAR E APRENDER................................08
Projeto educativo...................................................................09
Mapeamento..........................................................................11
Mapeamento curricular .........................................................12
Projeto....................................................................................13
Avaliação do projeto .............................................................15
Considerações finais...............................................................16
Bibliografia.............................................................................17
INTRODUÇÃO
Na sociedade do conhecimento onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo e reflexivo, a presença das novas tecnologias no setor educacional requer profundas modificações de formação e preparação dos professores e alunos.
Portanto, o currículo tem que ser antes de tudo uma reflexão, uma perspectiva e planejamento onde se pode pensar em uma visão global do se humano e seus valores. Assim sendo, a escola não pode deixar de incorporar as novas transformações, intervindo para sistematizar a integração de todos os recursos pedagógicos e usando o que de melhor cada um tem para oferecer.
O trabalho está organizado em 4 etapas.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e em sites da internet, enriquecida com algumas literaturas práticas na forma de constatar por vivencia o atual estudo.
Resenha dos textos.
Projeto: uma nova cultura de aprendizagem.
No texto de Maria Elizabeth B. de Almeida, fala sobre a aprendizagem por projetos como uma ferramenta, que contribui para construção e uma formação ampla, visto que atualmente as intervenções pedagógicas estão cada vez mais atualizadas e modernas.
Na prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma que concebe na educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
Assim podemos dizer que se fundamenta nas idéias piagetianas sobre o desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros personagens dentre os quais destacamos Dewey, Freire e Vygotsky.
O trabalho com projetos é uma mudança radical construtiva que pode tornar a escola capaz e: atender as demandas à sociedade; aproveitar o potencial doa aluno; criar um espaço onde professor e aluno possam agir de forma cooperativa e com responsabilidade; melhorar o trabalho em equipe; aprender a aprender; incorporar novas tecnologias criando ambientes que privilegiem a construção do conhecimento.
A aprendizagem por projetos ocorre por meio a interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas. Cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização, mas é preciso empregar o bom-senso para fazer as intervenções no momento apropriado.
Uma característica marcante do projeto é a sua flexibilidade e abertura ao imprevisível, sendo continuamente revisado, refletido e reelaborado durante a execução.
O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação. O professor que trabalha com projetos e aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a tapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada.
“Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. (PRADO, 2009) ”.
Este texto explica com clareza e qualidade os resultados positivos que podem ser alcançados ao se desenvolver um projeto.
Atualmente, uma das temáticas discutidas no cenário educacional é o trabalho por projetos, visto que a maioria das ações escolares é são desenvolvidas através de projetos. Essa diversidade que circunda freqüentemente no âmbito do sistema de ensino integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar muitas vezes deixa o professor preocupado em saber como situar sai prática em termos de propiciar aos alunos uma nova forma de aprender. Em cada uma dessas instancias do projeto, existem propostas e trabalhos interessantes; a questão é como conceber e tratar a articulação entre as instancias do projeto para que de fato seja reconstruída na escola uma nova forma de ensinar.
Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Portanto, o papel do professor é realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações. Para essa mediação ter sentido, o professor precisa entender o universo cognitivo e afetivo, bem como a cultura, história e contexto de vida do seu aluno.
Existentes aspectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
A pedagogia de projetos, na perspectiva da integração entre diferentes mídias e conteúdos, envolve a inter-relação de conceitos e princípios, os quais sem a devida compreensões podem fragilizar qualquer iniciativa de melhoria de qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudança da prática do professor.
...