ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Por: valeria.santos • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 5.807 Palavras (24 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
HISTÓRIA GERAL – 60h
[pic 2][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1.Explique, com suas palavras, quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
A pré- história compreende-se que inicia com a origem da humanidade até o desenvolvimento da escrita, e foi divida em três períodos:
Paleolítico – também é denominado como idade da pedra lascada e viviam da caça, pesca e coleta, passarama lascar as pedras e usá-las como instrumentos de trabalho, a produzir o fogo, aprenderam a produzir facas, pontas de flechas e lanças, usando pedra como matéria-prima, eram nômades, viviam em grupos e se refugiavam em cavernas.
Neolítico – é conhecido como idade da pedra polida, com o descobrimento da agricultura o homem abandonou a vida nômade e se tornou sedentário(residência fixa), domesticou animais, e começou a criar rebanhos de cabras, carneiros, bois e cavalos, o homem aprendeu a usar a roda e a polir a pedra e os ossos dos animais que caçavam para produzir facas, anzóis e machados, inventou a cerâmica, começou a tecer a lã dos animais e algumas fibras vegetais, produzindo os primeiros tecidos. Nesse período o homem começou a viver em sociedade, aprendeu a usar a roda, a polir a pedra, a tecer a lã, inventou a cerâmica e desenvolveu-se o culto aos mortos, período em que apareceram os primeiros monumentos funerários.
Idade dos Metais – neste período a técnica de fundição foi descoberta e aprimorada, os instrumentos de trabalho foram tornando cada vez mais eficientes, para o desenvolvimento das técnicas agrícolas. A fabricação do ferro permitiu a produção de armas mais poderosas. Nesta fase os humanos substituíram os objetos e ferramentas que eram feitos com pedras e ossos por metal(cobre e bronze).
2.Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
A história é divida em períodos, e compreende-se que cada um desses períodos contribui para o desenvolvimento econômico, político, social e religioso da humanidade até os dias atuais. A divisão dos períodos é realizada da seguinte maneira:
Pré-história - è o período que se estende da origem da humanidade até o desenvolvimento da escrita.
Idade Média – é o período do desenvolvimento da escrita até a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476.Essa época também foi marcada pela tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453.
Idade Moderna – é o período da tomada de Constantinopla pelos turcos até a Revolução Francesa, em 1789.
Idade Contemporânea – é o período da Revolução Francesa até os dias atuais.
3.Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião? Faça uma síntese com suas próprias palavras.
A economia baseava-se principalmente na agricultura, mas dedicavam também ao comércio de mercadorias e artesanatos. Os trabalhadores eram convocados para trabalhar em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos e diques, e também dedicavam a pecuária, a criação de porcos, cabras e bois, a caça e a pesca, fabricavam papel, cordas, cestas e sandálias. Os egípcios exportavam cereais, vinhos, óleos vegetais, papiro e móveis e importavam pedras preciosas, marfim, perfumes e madeira, pois era comum usar o sistema de trocas entre os produtos ,sem a utilização da moeda. A sociedade era hierárquica e limitada mobilidade social.
Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses, e na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação, a religião era de caráter politeísta. A cidade do Egito possuía uma divindade protetora e era comum fazer festa para homenagear aos deuses para garantir proteção nas guerras e colheitas. Usavam da prática de mumificação dos cadáveres, desenvolveram conhecimentos importantes na área da ciência, matemática e medicina. A escrita egípcia foi muito importante para o desenvolvimento da sociedade e eram representadas de duas formas: a demótica (simples) e a hieroglífica (composta por desenhos e símbolos).
4.Faça uma pesquisa sobre a polis (cidades-estados gregas) e anote suas principais características.
A pólis grega era as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica.Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência. Muitos habitantes das pólis, principalmente da nobreza, habitavam em casas de campo. O centro político-administravivo das pólis era a Acrópolis (geralmente a região mais alta da cidade-estado). Na Acrópolis se encontravam o templo principal da pólis, os edifícios públicos, a Ágora (espaço em que ocorriam debates e decisões políticas) e a Gerúsia.
...