ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Por: irene.souza • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.411 Palavras (10 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h
[pic 4][pic 3][pic 5]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).
No cotidiano escolar o exercício filosófico contribuiu para o levantamento do conhecimento e valores, influenciando assim no posicionamento em relação a tais saberes.
O exercício filosófico de Luckesi consiste em três passos, que busca enfatizar que é necessária uma orientação filosófica na vida do ser humano. Nossa existência e vida social são orientadas conforme nossas crenças e valores, desta forma temos que descobrir os valores que nos orientam, o questionamento das práticas e princípios deve ser feito de todos os meios possíveis, pois assim é possível verificar quais valores são realmente significativos, em função desse questionamento no cotidiano escolar é necessário buscar formas de assimilar os valores e crenças ao conhecimento científico para restabelecer novos valores e paradigmas.
- O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.
Sim, pois fica claro que as técnicas por ele utilizadas, tais como a ironia, a refutação e a maiêutica, são profundamente relevantes para uma reflexão profunda e séria sobre diversos pressupostos e definições que almejem alcançar uma prática de ensino e aprendizagem efetiva e consistente.
- Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna.
A educação possibilita o indivíduo a sair da constante ignorância da falta de conhecimento, levando o mesmo a um patamar em que o questionamento é importante para novos aprendizados, fazendo assim com que o indivíduo busque relacionar o senso comum com o conhecimento específico.
- Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.
Aristóteles buscou na ciência a forma de maior contribuição para a educação, visando a razão e a experiência como aspectos importantes na produção do conhecimento, valorizando as correntes pedagógicas no âmbito da vida social.
- Compare a Patrística e a Escolástica.
A Patrística e a Escolástica têm em seus fundamentos a religião, o que difere uma da outra é que na escolástica houve a conciliação da fé cristã com um sistema de pensamento racional enquanto na patrística predominava o pensamento dos Padres que são os construtores da teologia católica e consistia na elaboração de doutrinas das verdades da fé e defendia os ataques dos pagãos e das heresias.
- Caracterize o método de Descartes e de Locke.
Descartes desenvolve o racionalismo, ou seja, a crença de que todo conhecimento é inato ao ser humano. Assim sendo para Descartes, o pensar internamente, com métodos próprios é o caminho para chegar ao conhecimento verdadeiro.
Já Locke trabalha uma concepção contrária: o empirismo. Para ele o ser humano nasce sem conhecimento algum, uma tábula rasa. Mediante as experiências que faz com o mundo e no mundo é que vão sendo inseridos os conhecimentos em seu interior. Nesta visão é o exterior que se impõe no interior do indivíduo.
Portanto, Descartes prioriza o racionalismo, a primazia do interior e o método dedutivo. Já Locke trabalha o empirismo, a primazia do exterior e o método indutivo.
- Sintetize as principais contribuições de Bacon, Rousseau e Kant para a educação.
As principais contribuições de Bacon foram a ratificação à importância da experiência no processo de investigação enfatizando que o conhecimento científico deveria ser utilizado para o desenvolvimento humano, já Rosseau contribuiu ressaltando a importância no ato de educar o indivíduo em favor de sua liberdade em prol do bem comum, exaltando eu os pilares de formação da cidadania se baseiam em liberdade, fraternidade e igualdade, Kant ressalta a importância da disciplina para a educação do indivíduo e visa devolver a autonomia e a integridade através da instrução e formação cultural.
- Analise o método de Hegel (tese, antítese, síntese), ponderando a atualidade das ideias hegelianas para a educação.
Tendo em vista as ideias hegelianas a formação do indivíduo é continua, divididas em etapas que seguem os princípios da tese, antítese e síntese, que são caracterizadas por afirmação, negação e negação da negação sucessivamente.
- Destaque as principais ideias de Comte (Idade Contemporânea).
As ideias de Comte modificaram dogmas da ciência moderna. Na busca por uma ciência pura, o rigor metodológico jamais poderia ser esquecido. O Pesquisador deveria se manter neutro, abdicando de seus valores e conceitos e baseando seu projeto apenas nos fenômenos observados. Tudo em prol de atingir uma verdade absoluta e inquestionável. Comte foi o filosofo que buscava “pôr ordem no mundo “. A ordem e a organização, para Comte, eram a chave do progresso cientifico e social.
...