ATPS DE FUNDAMENTOS SOCIÓLOGICOS
Por: Emerson Antonio Rodrigues de Proença • 8/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.861 Palavras (8 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1][pic 2] UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO
PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TUTOR À DISTÂNCIA:
TUTORA PRESENCIAL:
TURMA: SEXTA E SÁBADO
SUMÁRIO
A Sociologia..................................................................................................................04
A Sociologia da Educação............................................................................................04
Contribuições da Sociologia no cotidiano....................................................................05
No ensino......................................................................................................05
Na Cultura e Sociedade................................................................................06
Ética e Sociedade.........................................................................................................07
Considerações Finais....................................................................................................10
Referências Bibliográficas............................................................................................11
A SOCIOLOGIA
A sociologia surgiu a partir de problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, surgiu como ciência para resolver esses problemas. Augusto Comte surgira com a ideia de unificar os pensamentos e estudos de varias ciências humanas, passando a exercer o positivismo, pois afirmava que toda vida humana teria passado por fases históricas de progresso e que, se compreendessem esse progresso, poderiam resolver os problemas sociais. A Sociologia como ciência, nos faz pensar sobre a interação do homem na sociedade e como ele constrói essa nova sociedade.
Durkheim, outro pensador positivista tornou-se um grande teórico desta nova ciência, ele acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Sociologia da Educação contribuiu para compreendermos as nossas condutas, não somente no contexto social, ao formarmos cidadãos críticos e autônomos, mas também no campo da educação, permitindo que as práticas pedagógicas sejam vistas com novas perspectivas. As transformações ocorridas na sociedade começaram com a educação, daí a importância de instituir a sociologia na vida escolar. A escola prepara para a convivência em sociedade e é vista como a instituição principal, onde se permite aprender as formas de vivência em sociedade, com suas regras, atitudes, símbolos e pensamentos, desenvolvendo assim uma consciência coletiva para o equilíbrio social. Hoje a escola não só ensina a interpretação e a analise crítica como também prepara para as novas tecnologias, embora a escola pública ainda tenha certa dificuldade em aplicar a disciplina no currículo escolar.
A Sociologia da Educação nos faz entender como viver em sociedade e que todas as mudanças que ocorrem na sociedade refletem na educação, e só o homem é que pode fazer essa mudança acontecer, como diz Durkheim “a educação está ligada diretamente a toda vida social, já que os homens foram responsáveis pela criação da escola.”
Sendo parte do currículo escolar a disciplina de Sociologia nas escolas vai de encontro aos mais diversos tipos de problemas sociais, é na escola que a maioria deles se manifestam, como a desigualdade social, a prática do bullyng, falta de disciplina, intolerância as diferenças culturais e deficiências físicas, entre muitas outras.
O trabalho dessa ciência é conscientizar o ser humano sobre seus atos diante da sociedade, e a escola deve ser a fonte para que estes se tornem seres humanistas, visto que na juventude o número de descasos com a sociedade é muito maior.
Para isso o educador tem que estar preparado e preocupado com a relação dos seus alunos dentro do quadro escolar, a observação é o ponto de partida para poder trabalhar diversos temas, que trarão benefícios à sociedade. O cidadão consciente conhece seus deveres e obrigações e, seus atos individuais é que fazem a diferença na sociedade, para o bem ou para o mal.
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA NO COTIDIANO
ENSINO
Segundo Comte o educador deve ser a fonte de conhecimento para o educando, de forma que ele seja a autoridade, partindo do culto do Ser, ou seja, da Humanidade.
Segundo ele, a educação seria para todos sem distinção de sexo ou nível socioeconômico, sendo que a educação começa na família sendo ela maternal voltada para a Educação Moral, preparando assim a pessoa para a sua maioridade e Científica.
A instrução teórica e prática caberiam à educação pública valorizando a estética, a arte e o estudo de línguas.
Comparando e fazendo uma crítica em relação à sociedade do séc. XIX, onde o professor impunha total autoridade em sala de aula e o educador era visto como uma “fonte de conhecimentos” para seus alunos; hoje vemos que os problemas cotidianos estão entrando na sala de aula e dificultando o ensino nas escolas públicas, e esses problemas já não são de ordem sócio econômica, pois o problema ocorre na periferia e também nas classes mais elevadas.
Atualmente é quase impossível um professor conseguir trabalhar uma aula, sem que haja uma intervenção por parte dos alunos, uma discussão, uma brincadeira ou até mesmo uma briga, atos que colocariam a perder todo o esforço do profissional ao preparar a aula. Por outro lado o ato do professor diante da intervenção deve ser de um Ser humanista, afinal ele é o exemplo diante da sala e depende de seus atos a saída para tais problemas, daí a necessidade de um profissional qualificado e preparado para enfrentar tais problemas.
...