ATPS DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR
Por: Franciele Caroline • 18/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.959 Palavras (16 Páginas) • 365 Visualizações
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FACULDADE MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS
UNIVERSIDADE ANHANGUERA INTERATIVA UNIDERP
POLO PRESENCIAL DE CORDEIRÓPOLIS
CURSO PEDAGOGIA/ LICENCIATURA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
AUTORES
CAMILA MONTEIRO MATOS - RA 421101
DÉBORA JANAÍNA BRICHI MACHADO - RA 421133
FRANCIELE CAROLINE SOARES - RA 421165
THAIS CRISTINA BROETO CAMARGO - RA 421346
PROFESSOR EAD: PROFª. GILSE T. LAZZARI PEROSA
PROFESSORA LOCAL: GIOVANA CRISTINA RIVABEN DE NADAI
CORDEIRÓPOLIS-SP
MAIO 2015.
FACULDADE MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS
UNIVERSIDADE ANHANGUERA INTERATIVA UNIDERP
POLO PRESENCIAL DE CORDEIRÓPOLIS
CURSO PEDAGOGIA/ LICENCIATURA
AUTORES
CAMILA MONTEIRO MATOS - RA 421101
DÉBORA JANAÍNA BRICHI MACHADO - RA 421133
FRANCIELE CAROLINE SOARES - RA 421165
THAIS CRISTINA BROETO CAMARGO - RA 421346
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar III
5º semestre, sob orientação da professora a distância: Profª. Gilse T. Lazzari Perosa
e da professora presencial: Giovana Cristina Rivaben de Nadai .
Desenvolvimento
“Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações”. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, (2005),de Maria Elisabette Brisola Brito do Prado, o texto trata tipos de projetos, novas formas de ensinar através da abordagem proposta por Valente (1999, p. 141), e outras descritas em suas obras, os pontos que o professor precisa considerar: desenvolvimento de seu aluno, as dinâmicas sociais do ambiente em que atua e as possibilidades de sua atuação pedagógica, traz outro autor Hernández a função da escola e propondo que não existe modelo ideal ou acabado de projeto para a escola, as novas tecnologias como recurso nos projetos, projeto que envolva a comunidade escolar, conceito de projeto, a contribuição dos autores: Freire, Prado, Almeida e Machado, o professor cria seu projeto de sala de aula ajudando o aluno desenvolver seu projeto com os problemas de seu cotidiano, aprendendo e ensinando com projetos sua pedagogia, autoria do aluno e mediação do professor para construção do projeto, a interdisciplinaridade e diferentes áreas do conhecimento, exemplos para se trabalhar projetos como o uso do computador e a preparação do professor, considerações sobre projetos e por fim a finalização do projeto tendo ele começo, meio e fim.
“Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o Compreender”, ( 2002). José Armando D. Valente, trata da obra de Piaget e a epistemologia genética, teoria sociointeracionista desenvolvida por diferentes autores como Freire (1970), Vygotsky (1991), Wallon (1989), definindo o conhecimento como algo construído pelo sujeito pela sua interação com o mundo dos objetos e pessoas, questiona se a relação do indivíduo com o meio traz conhecimento, a importância de outro indivíduo para mediar este conhecimento, fazer e compreender, apontamento do fazer com sucesso e compreender o que foi feito, Piaget em sua obra identificando o fazer e o compreender o que foi feito, passagem de nível de sucesso prematuro para o nível de compreensão conceitualizada, a interação do conhecimento na execução das atividades de sala de aula, educação por projetos, educação por projetos educacionais como estratégia pedagógica tornando a aprendizagem contextualizada sugerida pelos autores Freire (1970), Hernández, Ventura (1998), Fagundes, Sato e Maçada (1999), proposta de educação por projetos Prado (1999), a motivação do aluno que aprende por projetos Torres (2001), questionamento sobre a construção de projetos para construção do conhecimento para compreensão do que é feito, desenvolvimento de projetos e construção de conhecimento, trata que tais conhecimentos só pode ser adquiridos quando da presença de outro indivíduo e sua mediação, estando ele preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, definição de projeto: desenvolvimento de projeto, construção de conhecimento sobre conceitos e construção de estratégias sobre aprender, explorar projetos, apresentação do método clinico de Carraher (1989), projetos desafiadores na situação problema do aluno e a preparação do professor para realizar projetos.
“Aprendendo com projetos”. A revolução da informática como ensino aprendizagem adequada ao plano pedagógico, é a caracterização da juventude,já a escola é como mentor da criação de desafios, a motivação do professor inovador, as mudanças na educação, a informática como proposta de mudança para a educação, bases de um projeto na escola, competências do currículo e da grade curricular, o professor cotidiano, professor criativo no contexto da educação, o uso do ensino programado para ausência de criatividade, definição de projeto, diferentes formas e meios de obter informação, etapas para se construir um projeto, perguntas chaves para iniciar um projeto, o propósito do computador na construção de projetos, sugestão de jogos para desempenhar e auxiliar a criança a aprender as disciplinas escolares como exemplo o uso coletivo de jogos nos projetos entre professores e alunos.Levantar hipóteses e soluções nos projetos, construção da sociedade por Paulo Freire, o uso do computador e ações para a construção da sociedade do bem, o uso do computador para a construção do inacabado, a necessidade do conhecer no humano, o enriquecimento do computador para as pesquisas, exemplo de como as coisas funcionam. O discurso e o Método, a importância das disciplinas na formação do indivíduo, a ajuda entre os alunos, proposta de projetos de discussão social, contemporaneidade, período/duração de um projeto, registrar, como funciona o armazenamento de dados no computador, método de acompanhamento e avaliação.
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