ATPS Fundamentos Matemática
Por: AVA7Sem • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.096 Palavras (13 Páginas) • 355 Visualizações
ATPS[pic 2]
Disciplina: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
NOME COMPLETO | RA |
ATPS
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
ATPS
Disciplina: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
ATPS
Trabalho desenvolvido para a disciplina FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA, apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Unidade Campo Limpo.
[pic 3]
ETAPA 1
Sumário:
Introdução......................................................................................................... 4
Quais as Possibilidades de Intervenção que o Professor Deve Fazer Para Uma Criança que está no Processo Inicial do Conceito de Número.............................................................................................................. 6
Jogo dos Copos................................................................................................ 7
Fotos Passo a Passo.................................................................................. 8 e 9
O Ábaco.............................................................................................. 10,11 e 12
Situações Matemática.......................................................... 13, 14, 15, 16 e 17
Atividades Situação............................................................................... 18 e 19
As Situações Matemática em Sala de Aula ................................................ 20
Considerações Finais................................................................................... 21
Referencias Bibliográficas........................................................................... 22
Introdução
Este trabalho tem como objetivo a criação de um jogo, onde poderemos auxiliar alunos das series iniciais do Ensino Fundamental com atividades propostas de matemática através do lúdico e brincadeiras.
A produção de jogos e brincadeiras na sala de aula tem como objetivo, desenvolver atitudes inovadoras e criativas no estudo da matemática, com a elaboração do jogo estamos trazendo para a sala de aula vivencias, dinâmicas e outros materiais simbólicos para o entendimento de conceitos matemáticos.
É de grande importância que o jogo escolhido esteja de acordo e adequado com á idade e ao nível de desenvolvimento que a criança se encontra, para que este encontre significado no que está aprendendo.
Nesse trabalho também relataremos as intervenções que o professor deve fazer para uma criança no processo do conceito de número, e sobre o significado que a matemática deve ter na vida do aluno, além de desmistificar a matemática como uma coisa difícil e amedrontadora.
Falaremos também sobre Ábaco, Situações Matemáticas e sua importância.
Para tanto, utilizaremos o jogo produzido e a ludicidade para que os objetivos sejam alcançados.
Aula-tema: A construção do número operatório. Classificação. Seriação. Numerização.
Esta atividade é importante para que você entenda os conceitos fundamentais da Matemática, para ter compreensão sobre como acontece à construção do conceito de número, e saber como aplicá-los no processo de ensino-aprendizagem. Direciona-se, também, para que o grupo saiba selecionar atividades matemáticas adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 2 (Equipe)
Ler os textos indicados (enviados pelo professor da disciplina) preparando-se para o desenvolvimento dos Passos 3 e 4 desta etapa, bem como para as próximas etapas
Passo 3 (Equipe)
Produzir um texto DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO, sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.
Quais as possibilidades de intervenção que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial do conceito de numero?
A matemática é utilizada há muito tempo, e tem como principal função atribuir valor, contar ou considerar posição.
É, ainda, uma ciência que assusta dada a sua pseudo complexidade, porem esse temor se deve principalmente ao fato de não conhecer ou não entender a matemática.
Como em qualquer área do conhecimento, o ensino de matemática deve ter significado para o aluno e isto só acontecerá se ele conseguir que sua aprendizagem seja prazerosa.
De acordo com Piaget o professor deve considerar a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, fazer o levantamento daquilo que a criança já sabe e definir, onde a criança deve chegar, que objetivos alcançar.
Ainda segundo Piaget a criança vai “desconstruir” o que já sabe para chegar a uma nova aprendizagem, e só depois, acomodar essa nova informação.
Sendo assim, o professor deve propor ao aluno, a estimulação de atividades onde esse aluno possa chegar ás suas próprias respostas.
Partindo do que o aluno já traz consigo o professor deve trazer para a sala de aula jogos e brincadeiras que tragam em seu conteúdo as ideias de seriação, classificação e correspondência, porem deve ter em mente que tais conteúdos devem ser adequados á faixa etária em que o aluno se encontra e principalmente, tem que trazer conteúdos que façam sentido pra ele, ou seja, que possam ser adequados ao seu cotidiano.
...