ATPS Fundamentos da Gestão em Educação
Por: Juscioliveira • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.067 Palavras (9 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Fundamentos da Gestão em Educação
TAUBATE/ SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Fundamentos da Gestão em Educação
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Fundamentos da Gestão em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Elizângela Siqueira e Tutora Presencial:.
TAUBATÉ / SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................... | 04 |
1. ETAPA 1............................................................................................................ | 05 |
2. ETAPA 2. ........................................................................................................... | 06 |
3. ETAPA 3 ............................................................................................................ | 08 |
4. ETAPA 4 ............................................................................................................ | 09 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................ | 10 |
REFERÊNCIAS..................................................................................................... | 11 |
INTRODUÇÃO
A educação brasileira vem enfrentando inúmeros desafios no decorrer dos tempos, e mesmo com toda evolução dos direitos adquiridos ao longo da sua história, estar a frente de uma escola que enfrenta diariamente falta de financiamento, capacitações, motivações, exclusões, que não dispõe de total autonomia para desenvolver e estruturar seu currículo, isto é, tem que estar embasado em leis, programas que norteiam os rumos que a educação deve seguir. Por tudo isso estar a frente de uma escola, não é uma tarefa fácil. O trabalho a ser realizado fará uma analise da gestão escolar publica, fazendo um panorama da importância do papel do gestor escolar a frente da instituição de ensino. Dentre os vários fatores destacados neste trabalho, o grupo enfatizara a gestão democrática, o poder da comunicação e do dialogo que um bom gestor na qualidade de líder deverá ter para desempenhar seu trabalho com sucesso.
O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E ESCOLAR PARA A MODERNIDADE
Com os avanços mundiais e tecnológicos o Brasil vem passando por momentos de transformações, onde os gestores e toda a equipe pedagógica precisa de um acompanhamento, pois o ambiente escolar precisa se adaptar e inovar. O papel do gestor em seu ambiente de trabalho deve ser de muita responsabilidade, pois a muitas tarefas a ser executada. E o mesmo tem que enfrentar tantos outros desafios. Nos dias atuais o papel do gestor é imprescindível para dar sentido as novas conquistas e efetivar as relações de democracia afetivas e escolares. Para isso faz-se necessário que se invista na mudança de atitudes dos professores e da educação escolar para que os mesmos aceitem os novos desafios através de estímulo e queiram ir além dos seus próprios limites e sonhos.
O Gestor escolar tem função de tornar a escola menos excludente, pois se existe planejamento e tendo a preocupação de estar tendo um ensino voltado para todos, estaremos contribuindo para uma educação com qualidade. A escola tem que investir mais na formação continuada de seus de seus profissionais, pois só assim teremos uma escola com mais qualidade.
A elaboração e a execução de uma proposta pedagógica são a primeira e principal das atribuições da escola, segundo a LDB, devendo sua gestão orientar-se para tal finalidade. Isto porque desta definição dependem muitas outras. A proposta pedagógica é, com efeito, o norte da escola, definindo caminhos e rumos que uma determinada comunidade busca para si e para aqueles que se agregam em seu entorno.
Segundo Lücket al. (2002, p. 35) liderança é “a dedicação, a visão, os valores e a integridade que inspira os outros a trabalharem conjuntamente para atingir metas coletivas”. Neste sentido é papel do gestor buscar um clima favorável para que os objetivos e as metas da escola sejam alcançados de forma bem mais satisfatória. Por isso, ele deve compreender a relação entre poder e liderança, pois jamais uma escola terá um clima democrático se a cultura organizacional for com base no autoritarismo. O gestor tem que inspirar confiança e liderança participativa, para que todos possam compartilhar de sua gestão. O gestor tem que ter uma influência positiva como forma de unir o grupo para o bem comum, e assim ter uma gestão mais participativa. A principal função do administrador escolar é realizar uma liderança política, cultural, e pedagógica, sem perder de vista a competência técnica para administração da instituição que deve ser dirigida e demonstre que o diretor e a escola contam com muitas possibilidades, em cumprimento com a legislação que os rege, usar de muita criatividade e colocar o processo administrativo sempre a serviço do pedagógico e por isso facilitar a elaboração de projetos educacionais que sejam resultantes de uma construção coletiva dos componentes escolar, auxiliando no desenvolvimento e nas habilidades dos outros, para que compartilhem a gestão na unidade institucional.
A função do gestor não é somente de tomar decisões, mas de contribuir para que todos convivam no espaço escolar com estimulo, incentivo e empenho profissional. Fazer com que as mudanças que normalmente ocorrem num processo democrático sejam organizadas da melhor forma possível. Em todos os setores faz-se necessário ter um líder que possa estar à frente de forma administrativa, e que ao mesmo esteja preparado para o exercício dessa função e seja visto como uma pessoa que precisa saber lidar com pensamentos e ações de diferentes formas.
...