ATPS Psicologia-Construtivismo
Por: pedagogoleandro • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
Curso: Pedagogia
Disciplina: Psicologia
Professor (a): Rachel Rabelo
Nome: Ingrid Gouveia Freitas RA: 6892519252
Nome: Jaqueline Soares Fagundes RA: 6238206091
Nome: Karina Priscila Silva dos Santos RA: 6277277967
Nome: Leandro Vinícius Santos RA: 6814002916
Nome: Lilian Rejane da Silva Costa RA: 6892518277
Nome: Maria Doralice Alves dos Santos RA: 6622368246
Nome: Nayara Stephanie Souto A. RA: 6822473554
Nome: Nícollas Matheus de Lima RA: 6814002954
Nome: Simone Pereira da Silva RA: 6657417752
Turma: P2 “B”
Construtivismo
Perguntas
- O que a teoria construtivista pode auxiliar na prática pedagógica?
- A teoria construtivista busca explicar o desenvolvimento cognitivo de cada individuo em detrimento do meio. Jean Piaget definiu essas etapas do conhecimento em 2 estágios. Defina esses estágios.
- Sabendo que a alfabetização é a construção do conhecimento e se faz necessário compreender que os alfabetizados terão que lidar com dois processos básicos. Que processos são esses?
- A psicogênese possibilita ao educador avaliar o progresso do aprendizado por meio de testes. Em sala de aula, enfrentaremos problemas de cognição na área da leitura e da escrita. Toda criança passa por níveis estruturais da linguagem oral e escrita, até que se aproprie da complexidade do sistema alfabético. Cite e defina esses níveis.
Construtivismo
Dentro do contexto educacional existem várias teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Cada uma dessas inúmeras teorias tenta explicar como desenvolvemos nossos aspectos cognitivos. Dentre essas teorias a que iremos relatar no presente resumo será a teoria construtivista de Jean William Fritz Piaget.
O construtivismo é uma das principais teorias psicológicas educacionais, seu criador foi Jean Piaget. De acordo com sua teoria o ser humano não possui somente saberes inatos, mas também não é apenas um simples resultado do meio, o ser humano desenvolve-se por fatores externos e internos, ou seja, nascemos com alguns saberes “inatos” e os aperfeiçoamos ao longo do tempo por meio da experiênciação, explicando também que cada individuo pode passar por situações “idênticas”, mas encará-las com significações diferentes ,sendo assim sua teoria busca explicar o desenvolvimento cognitivo de cada individuo em detrimento do meio, fazendo com que o individuo passe por dois estágios: o estágio de assimilação e acomodação.
A assimilação seriam os dados que o individuo recebe do exterior armazenando-a e processando-a e a acomodação consiste na modificação destas estruturas. Portanto a inteligência pode ser compreendida como um conjunto de estruturas que são dispostos para o desenvolvimento humano. Pois a adaptação de nosso organismo expressa-se apenas quando atingimos o equilíbrio entre à assimilação e a acomodação.
O teste da psicogênese pode ser compreendido com um teste de “nivelamento” realizado pelo docente, para que o mesmo saiba como anda o desenvolvimento de seu educando. Quando se trata da escrita e da leitura, o educando não deve ser julgado pelo que “sabe ou não sabe”, o importante a ser avaliado na época da alfabetização é apenas a evolução gradativa que o educando sofre, então sub-entendesse que a alfabetização partindo da perspectiva construtivista é concebida como um processo de construção conceitual, continuo, que é desenvolvido antes mesmo da criança ir para escola, pois alfabetizar é construir o conhecimento ressaltando os “conhecimentos de mundo” de cada educando.
...