ATPS fundamentos filosoficoas da educação
Por: fernanda0209 • 3/4/2016 • Trabalho acadêmico • 561 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.
A FILOSOFIA DENTRO DA ESCOLA E SUAS DIFICULDADES.
A filosofia não é uma disciplina que precisa ser comprovada, é algo que já sabemos. Podemos considerar que um problema é filosófico quando não podemos usar ciência para resolvê-lo.
Os profissionais da área de educação devem dominar a disciplina de filosofia, pois se não a fizerem bem, os alunos terão uma visão errada do que é filosofia. A grande dificuldade de implantar a matéria no currículo escolar, é que para as pessoas o que interessa são resultados, e não as razões que temos para pensar que tais teorias são verdadeiras ou não.
A filosofia não é autoritária, ela apenas influencia o aluno aprender, compreender, enfrentar os problemas apresentado, e desta forma o ajudando-o a chegar a uma conclusão.
Mas infelizmente isso não acontece, pois as pessoas se acostumam a receber resultados impostos pela sociedade cientifica autoritária; dificultando assim a filosofia no currículo escolar.
SALA DE AULA DO FUTURO E A DA REALIDADE: CONDIÇÕES DIFERENTES DE ESCOLAS.
Um dos fatores dominantes por existir salas de aula tão diferentes é a desigualdade social. A sala de aula do futuro, por exemplo, é para muitos hoje no Brasil apenas um sonho, do qual não é ainda acessível para toda população, pois ela requer um custo financeiro mais elevado. Já algumas das escolas brasileiras, sofrem com o descaso das autoridades e com falta de verbas para melhorar a qualidade de ensino.
Enquanto poucos usam da melhor qualidade para aprender, a maioria se vira com o pouco que lhes é dado; infelizmente essa é a realidade.
Como hoje no Brasil a maior parte da sociedade é de uma classe mais baixa que não tem condições de investir em sua educação e depende das autoridades para ingressar nos estudos, acabam desistindo de seus estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família. Porque para os políticos não é interessante formar pessoas inteligentes que lhe possam contrariar-lhes futuramente e sim fazer com que as pessoas se tornem ignorantes e submissas as suas leis.
A INDÚSTRIA CULTURAL DENTRO DA EDUCAÇÃO.
A indústria cultural tem sido introduzida na educação principalmente pelos meios de comunicação, por exemplo, a internet, televisão e o rádio. Os estudantes estão tendo acesso à moderna sociedade, que por sua vez estão deixando de aproveitar os momentos de lazer, e assim ficando inconscientes.
Segundo o pedagogo espanhol Jean Ferrpés, a escola que não ensina como assistir televisão é uma escola que não educa, pois a TV é o meio de nos informarmos e termos um senso crítico.
Quando não usamos o senso crítico acabamos nos conformando em ouvir informações e recebê-las sem questioná-las. Então assim não fazemos uso da filosofia da educação, que temos em nossa formação educacional.
BOURDIEL E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO.
As teorias de Pierre Bourdiel baseiam-se na desigualdade entre os ricos e os pobres e a consequência que isso traz a educação, ou a formação da criança
...