ATPS projeto multidisciplinar
Por: lurufino • 16/11/2015 • Projeto de pesquisa • 367 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Projeto Educativo e sua relevância em educação
Atualmente, a escola visa formar cidadãos participativos na sociedade, na busca por esse objetivo, ela precisa desenvolver a autonomia nos alunos, a pedagogia de projetos é uma pratica para atender essa finalidade, pois, ela é um instrumento cuja metodologia de trabalho tem por objetivo organizar a construção do conhecimento através de metas pré-definidas, de forma coletiva entre alunos e educadores.
A pedagogia de projetos é uma busca por uma nova forma de ensinar, integrando a prática pedagógica à realidade do aluno, despertando seu interesse e tornando-o um ser critico para atuar no meio em que está inserido.
Esse modelo educacional minimiza o papel do professor, enquanto valoriza o papel do aluno em aprender, ou seja, a atividade de cada criança se torna determinante na construção do saber. O professor passa a ser um mediador, o seu papel é o estimular, observar, criar situações de aprendizagem significativa que façam os alunos pensar a respeito do conhecimento que querem construir, porém, o educador precisa acompanhar o processo e aprendizagem do aluno, entender seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura e contexto de vida.
O objetivo da pedagogia de projeto é fazer com que o aluno aprenda fazendo, com esse perfil de trabalho, o aluno precisa buscar informações, tomar decisões, muitas vezes trabalhar em grupo, o que gera confronto de idéias. Contudo a mediação do professor é fundamental, considerando que o aluno precisa sentir a presença do professor, como uma pessoa experiente que possa auxiliá-lo nesse momento de aprendizagem.
Para que essa mudança aconteça o educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno. No entanto, o que acontece muitas vezes é o que o professor apresenta uma proposta de trabalhos com projetos, porém na pratica continua em exercer o papel de transmissor de informação, ele precisa seguir uma direção e ter um objetivo claro a ser atingido.
Enfim, hoje percebemos um mundo mais competitivo e exigindo soluções educacionais que atendam a realidade dos alunos, já que eles estão o tempo todo recebendo informações nas mais variadas mídias, nesse contexto não cabe mais a presença autoritária de professores que se julgam os únicos detentores do conhecimento, herança marcante de uma mentalidade escolar tradicional.
...