AVA - Educação Especial
Por: ValcileneAmoroso • 30/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 663 Palavras (3 Páginas) • 868 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | Andreia Carla de Sousa da Silva Vieira |
RA | 4246846687 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Camila Aparecida da Silva.
Anhanguera Educacional
2015
- Introdução
Podemos afirmar que a inclusão escolar é uma luta mundial de pessoas com deficiêcia e seus parentes para ter um espaço, que não é somente dentro da escola, mas também dentro de uma sociedade, que muitas vezes o nao dá o seu devido valor.
Ao receber pessoas no sistema de ensino, independente de cor, condições fisicas, mentais, psicológicas e muitas vezes de saúde traz a definição do que é inclusão escolar.
- Desenvolvimento
De acordo com o artigo 208 da Constituição Brasileira, é dever do Estado que garanta o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiêcia, preferencialmente na rede regular de ensino”, e que também está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo 54.
As escolas tem a obrigação de terem professores de ensino regular preparados para amparar e auxiliar os alunos com necessidades especiais, sem fazer discriminação.
Quando uma escola ampara uma criança que tenha deficiencia visual para ser alfabetizada, ela terá o direito de usar materiais adaptados ao letramento especial, como livros em braile para escrever durante as aulas. O decreto 6.571, de setembro de 2008, garante ao aluno que o estado deverá oferecer apoio técnico e financeiro para que o atendimento especializado esteja presente em toda a rede pública de ensino.
Então podemos dizer que uma criança que tenha necessidades especiais, não deverá procurar uma escola especializada, ela tem direito de cursar instituições comuns e ser amparada pelo professor, ou seja, ele deverá aplicar atividades que atenda as necessidades dessa criança.
O atendimento escolar especial (AEE) deverá ser realizado por um profissional auxiliar, em alguns casos, ele auxilia na execução das atividades, na alimentação e na higiene pessoal.
O auxiliar deverá coodenar o trabalho e planejar as atividades sempre em conjunto com o professor. A atividade do aluno com necessidades especiais não poderá ser diferente do tema da aula dos outros alunos, deverá ser melhor adaptado para que o aluno nao se sinta deslocado dos outros alunos e também para que esse aluno consiga prosseguir conforme a sala progride.
...