AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Por: graci36 • 14/2/2022 • Monografia • 19.063 Palavras (77 Páginas) • 133 Visualizações
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ [pic 1]
UNOCHAPECÓ
Curso de Graduação em Pedagogia
Graciela Gotardo
Taís Regina Signor
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Chapecó – SC, dezembro 2011
[pic 2][pic 3][pic 4]
GRACIELA GOTARDO
TAIS REGINA SIGNOR
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Relatório de Pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia como exigência da Disciplina de Pesquisa em Educação, sob a orientação da Prof ª: Silvia Maria A. Almeida
Chapecó-SC, dezembro 2011
SUMÁRIO[pic 5][pic 6]
1.INTRODUÇÃO........................................................................................................6
CAPÍTULO I [pic 7]
1 - Tendências pedagógicas que tratam da avaliação..................................................9
CAPÍTULO II
2. Tecendo algumas considerações acerca da pesquisa de campo...........................24
2.1 Contribuições do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia na concepção de avaliação....................................................................................................................27
2.2 A concepção das acadêmicas do curso de pedagogia.........................................35
3 Considerações finais ...........................................................................................54
Referências...........................................................................................................56
APÊNDICES.......................................................................................................58
ANEXOS..............................................................................................................59
AGRADECIMENTOS
No decorrer de todas as etapas, sempre contamos com a ajuda e carinho de várias pessoas que sempre estiveram ao nosso lado nos momentos em que sentimos dificuldades. A essas pessoas nosso mais sincero obrigada.
Agradecemos de forma especial à nossa orientadora, Sílvia Maria Alves de Almeida, pela ajuda e força que tem nos dado durante toda a elaboração do trabalho.
Também com muito carinho, os nossos familiares, pelo apoio, incentivo e compreensão pelas horas que não passamos juntos devido à realização do projeto.
Às pessoas que amamos, elas que sempre estiveram presentes nos momentos de aflição, angústias, e agora podem partilhar conosco e ver que isso tudo valeu a pena. Obrigada, amamos vocês!
Às colegas Daiane Christ, Daniela Paula Schiavini, Kelly Cristina Zick, Sabrina Marca e Síntia Carolina Marocco, e amigas, Camila Stivanin, Marina Cauz e Dulce Rossetto, pelo companheirismo e estímulo para vencer essa batalha em nossas vidas.
E agradecemos principalmente a Deus, por nos proporcionar essa experiência.
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graciela Inês Gotardo
Taís Regina Signor
Resumo
A avaliação está, e sempre esteve, presente nas atividades humanas, possibilitando-nos comparações, atribuindo valores e conceitos, levando-nos a fazer escolhas, nem sempre fáceis. No ambiente educacional não é diferente, a avaliação ocupa um lugar de destaque, de forma que, além dos alunos, os professores e as instituições também são avaliados, implicando em reflexões críticas sobre as ações, o que leva a avanços, resistências, dificuldades, possibilitando uma tomada de decisões sobre o que fazer. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as acadêmicas compreendem e significam a avaliação do/e no processo de ensino-aprendizagem, tema este que originou o seguinte problema de pesquisa: Como as acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó compreendem e significam a avaliação do/e no processo de ensino-aprendizagem. Como população da pesquisa, elegemos 12 acadêmicas do curso de Pedagogia da Unochapecó, entrevistando duas acadêmicas de cada período. Portanto, os dados foram levantados mediante entrevista semiestruturada, as acadêmicas versaram sobre questões referentes à avaliação, para contemplarmos todas as nossas questões de pesquisa realizamos análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Unochapecó. Durante a análise documental constatamos que, pelo número de componentes curriculares que fazem parte do curso, somente quatro têm explícito o tema avaliação. Observamos que no PP de Pedagogia não está explícito uma concepção de avaliação, no entanto, o documento possibilita aos acadêmicos a teoria com princípios éticos - políticos, epistemológicos, concepção de homem, de sociedade e de educação sob um olhar crítico e humano, contribuindo com a formação técnica e política dos acadêmicos, bem como possibilitando alguns subsídios para que formem com autonomia suas próprias concepções acerca da avaliação. Quanto à entrevista das acadêmicas, percebemos que grande parte tem um conceito formado do que é avaliar e que não é errôneo, porém, a visão ainda está muito direcionada para o aluno, esquecendo que nós, educadores, também devemos nos avaliar e que a avaliação é muito mais que avaliar a aprendizagem, ela está ligada a todo processo pedagógico. Também percebe-se que, apesar de o curso trabalhar esse tema, há necessidade de mais aprofundamento devido à sua complexidade.
...