Abaco sua aplicação
Por: bugui • 3/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.118 Palavras (9 Páginas) • 733 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Professora: Suzana Bezerra de Menezes
Anhanguera Educacional
São Paulo, 21 de setembro de 2015.
[pic 4]
[pic 5]
Trabalho de matemática
Ábaco, Seriação, Classificação, Correspondência.
Ediene Pinheiro Ra: 1299126569
Gabriela Marques Ra: 1299521150
Larissa Felix: 1299126900
Mara Lúcia Caçador Ra: 1299127792
Maria Jose Ra: 1299125869
Mariana Caroline Barreto Almeida Ra: 1299126367
Anhanguera Educacional
São Paulo, 21 de setembro de 2015.
[pic 6]
Sumario
Conteúdo
Introdução
Ábaco
O uso ábaco no ambiente escolar
Seriação
Classificação
Correspondência
Conclusão
Referencia
[pic 7]
Introdução
Neste trabalho realizamos uma breve historia do ábaco, sua metodologia e seu uso. Falamos um pouco do que é seriação, classificação e correspondência, junto com algumas etapas do desenvolvimento da criança segundo Jean Piaget.
[pic 8]
Ábaco
A historia da matemática relata diversas descobertas para dinamizar seu estudo, o ábaco é uma dessas, onde já encontramos relatos em que babilônios já utilizavam o ábaco construído em pedra lisa construído em pedra lisa por volta de 2400 A.C., os indícios de seu uso na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito são contundentes, Pois seu surgimento esta ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem.
Na Idade Media era utilizado pelos romanos para realização de cálculos. A utilização do instrumento por parte dos japoneses e chineses foi de grande importância para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Porem alguns estudiosos acredita que a invenção foi realizada pelos chineses.
O ábaco foi disseminado por toda a sociedade com a mesma função, o que mudava era apenas sua nomenclatura que para os japoneses era conhecido como SOROBAN, para os russos era TSCHOTY. Nos dias atuais ainda se utiliza o ábaco em algumas regiões da Ásia.
Ábaco babilônio
Na Babilônia era utilizado para contas de adição e subtração, mas este tipo de ábaco mostrou ser de difícil utilização em cálculos de alta complexidade, algumas pessoas o conhecem como um caráter do alfabeto cuneiforme babilônio podendo ter sido uma derivação do ábaco. Sendo esta primeira representação muito importante.
Ábaco egípcio
A utilização do ábaco no Egito é relatada pelo historiador grego Crabertotous, que descreve sua utilização em forma de discos, sendo oposta a utilização ao método grego. Arqueólogos encontraram discos de vários tamanhos, que acreditam terem sido usados em cálculos, no entanto não foram encontrados pinturas de paredes, o que causa certa duvida na utilização desse instrumento.
Ábaco grego
[pic 9]
Com cinco grupo de marcação era um instrumento com o objetivo de facilitar o calculo matemático, que eram complexos para ser realizado mentalmente onde se deslocavam as contas, os gregos o chamavam de Abakion.
O ábaco mais antigo foi encontrado na ilha grega de Salamina em 1846 data de 300 A.C., é um ábaco de mármore de 149 cm de comprimento, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, nele existem cinco grupos de marcação. No centro da tabua possui um conjunto de cinco linhas paralelas igualmente divididas por uma linha vertical que é tampada por um semicírculo na intersecção da linha horizontal mais ao canto e uma única linha vertical. Ainda debaixo dessas linhas existe uma rachadura horizontal para dividi-los, abaixa da rachadura há outro grupo de onze linhas, dividas em duas seções por uma linha perpendicular, mas com o semicírculo no topo de sua intersecção. A terceira, sexta e a nona linha estão marcadas com uma cruz que se interseção com a linha vertical.
Ábaco romano
Assim como na Grécia antiga e em Roma antiga o método de cálculo utilizado era o de mover bolas de contagem de uma tabua própria. As bola bolas de contagem denominavam-se calculi. Com seu desenvolvimento na Europa Medieval os jetons foram manufaturados. Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas, dezenas, entre outros, assim como é na numeração romana.
O sistema de contagem contrária continua ate a queda de Roma, e na Idade Media ate o século XIX, mas como uma utilização limitada.
[pic 10]
[pic 11]
Ábaco russo
O ábaco russo foi inventado no século XVII, era utilizado em toda a antiga União Soviética, seu uso era ensinado em todas as escolas ate os anos 90. Ainda se faz uso, mas com o auxilio de novas tecnologias.
Sua utilização é um pouco diferente dos ábacos orientais, as contas se movimentam da esquerda para direita e seu desenho é baseado nas mãos humanas.
[pic 12]
Ábaco chinês (Suanpan)
O registro mais antigo que se conhece encontra-se em um livro do século I da Dinastia Han Oriental, seu nome Suanpan significa prato de cálculo.
...