Acessibilidade Pedagógica no Processo Educacional Voltado Para a Educação Especial
Por: edinel dos passos peixoto • 7/12/2021 • Trabalho acadêmico • 2.997 Palavras (12 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário Leonardo da Vinci | |||
ACADÊMICOS: Alessandro da Silva Viegas ThaysCarolayne Monteiro Gibson Licenciatura em Pedagogia (PED 4027) Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil TUTORA EXTERNA: Tatiane Lima Santos [pic 2]PROJETO DE ESTÁGIO I: ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCACIONAL VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL PORTEL 2021/5º |
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
1.2 OBJETIVOS 3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 6
2.1 METODOLOGIA 6
2.2 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Área de concentração: Educação Inclusiva
Programa de Extensão: Programa Acessibilidade e Inclusão Educacional
Projeto de Extensão: Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Educação Especial em Tempos de Ensino a distância.
Produto Virtual: Trilha Pedagógica.
Tema: Acessibilidade pedagógica no processo educacional voltado para a Educação Especial
Neste Projeto está sendo usado como área de concentração Educação Inclusiva e o tema a ser abordado é a acessibilidade pedagógica no processo educacional voltado para a Educação Especial, pois é de suma importância mostrar como é feito o trabalho pedagógico nas escolas voltado a essa prática de ensino, como isso tem mudado e melhorado a vida dos portadores de deficiência, família e o próprio corpo docente.
É importante ressaltar o quanto essa prática educacional precisa de atenção, pois a mesma necessita ainda de muitos recursos governamentais, investimentos na formação e capacitação de docentes, espaços adaptáveis, pessoas qualificadas para atender as necessidades das crianças, etc.
1.2 OBJETIVOS
- Ressaltar a importância da Educação Especial;
- Analisar as políticas públicas que atendem a essa educação;
- Elaborar os cinco planos de aula para estágio;
- Elaborar o produto virtual para estágio;
- Melhorar as práticas educacionais;
1.3 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
A Educação Especial é uma modalidade de ensino escolar que exige uma dedicação muito séria por parte de todos, amparada pela Lei de Salamanca de 1994 ela é um direito de todos, crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. A participação dos profissionais neste processo os habilita a funções delimitadas e específicas na essência do sistema educacional, fazendo com que o ponto de vista deles seja determinante na concretização da educação inclusiva.
A lei 9394/1996 que preconiza a educação inclusiva em seu artigo 59 menciona que os sistemas de ensino devem assegurar aos educando com necessidades especiais, currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender as suas necessidades. (BRASIL, 2014).
Um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. [...] Incluir é trocar, entender, respeitar, valorizar, lutar contra exclusão, transpor barreiras que a sociedade criou para as pessoas. É oferecer o desenvolvimento da autonomia, por meio da colaboração de pensamentos e formulação de juízo de valor, de modo a poder decidir, porsi mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida. (SASSAKI,2007, p. 41)
O trabalho na educação especial exige que o professor tenha atuado na educação infantil que tem atendimento educacional especializado (AEE), tenha como base conhecimentos gerais para exercício da sua docência e conhecimentos específicos da área e, sua formação na mesma, de fato. A escola deve intervir de forma significativa na inclusão desses alunos, habilitada a estarem apta a recebê-los, promovendo atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimentos e altas habilidades/superlotação. Para outros casos que implicam em transtornos funcionais específicos a educação especial trabalha de forma articulada com o ensino comum.
Segundo o Decreto-lei n° 3/2008: 1.1 Implementar políticas educativas de inclusão que favoreçam mudanças de mentalidades e atitudes, face a inclusão de alunos com (In) capacidades de forma a permitir que todas as crianças e jovens desenvolvam as suas potencialidades e adquiram competências que lhes permitam uma verdadeira inclusão no mundo do trabalho e vida social. Isso só comprova o quanto é importante o desenvolvimento de projetos de intervenção pedagógica na educação dos alunos e o quanto é importante as leis que regem uma educação inclusiva.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
Em razão da Pandemia todas as atividades do Estágio I serão realizadas a partir de um plano organizado para este período, portanto as práticas do Estágio foram organizadas a partir de atividades virtuais, por exemplo: Escrita do Projeto de Estágio, Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação, Escrita do Papper de Estágio, elaboração de um Produto Virtual e sugestões de planos de aula.
A realização se dará por meio de uma pesquisa virtual na E.M.E.I. Professora Ana Margarida Martins Monteiro, localizado na cidade de Portel-PA, na rua Presidente Geisel 415,o produto virtual a ser utilizado será a Trilha Pedagógica. Todas as atividades da escola estão suspensas neste período, por conta disso, todas as informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa dos dados da escola serão retiradas do site www.qedu.org.br.
...