Ad de edicação inclusiva e alfabetização
Por: MoniqueMarques • 15/8/2015 • Trabalho acadêmico • 875 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
INTRODUÇÃO:
A cada dia, são mais recorrentes os estudos que apontam a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança. Conforme descobertas recentes demonstram que a primeira infância, desde a gestação é a fase mais crítica da pessoa no que diz respeito ao desenvolvimento biológico, cognitivo,emocional, e social.
A educação infantil, com suas praticas pedagógicas, que visam ao desenvolvimento integral da criança, portanto, focadas nas linguagens, na expressão, no espaço e no brincar, na apropriação interdisciplinar de conhecimentos e com seu sistema de avaliação de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças tem muito a contribuir em dialogo com o ensino fundamental,podendo ocupar um importante lugar no cenário educacional brasileiro atual.
Cabe ainda ressaltar que freqüentar espaços de educação infantil, não se relaciona mais à classe social, ou seja, não são apenas os filhos de mulheres trabalhadoras das classes populares que precisam de uma instituição para cuidar deles e educá-los. Os benefícios da educação infantil se estendem a todas as crianças. Tendo papel muito importante na vida das crianças, desde muito pequenas, fazendo parte do processo de socialização de qualquer classe social, junto com a ação da família.
ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE E DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Percebe-se que à etapas que estão relacionadas entre si que caracterizam o ambiente educacional:
Etapa física refere-se ao espaço material do ambiente. É o espaço físico, suas condições estruturais, objetos e toda a sua organização tais como: Pátio, parque infantil, as possibilidades de arranjos espaciais e físicos que se denomina instituição de educação infantil.
A segunda etapa é a funcional, relaciona-se coma forma de utilização dos espaços e que tipos de atividade que se destinam. Os espaços podem ser utilizados autonomamente pela criança, mas com a orientação do professor. Nesse sentido um espaço pode assumir diferentes funções. Por exemplo: o tapete de uma sala de aula, que em certo momento funciona como lugar de encontro para relatar histórias, da comunicação entre a criança e o professor. Em outros momentos pode se transformar em canto de construções, de jogos simbólicos, de música. É o espaço pedagógico em permanente construção.
A etapa de organização do tempo e, portanto, dos momentos em que são utilizados diferentes espaços. O tempo das diferentes atividades está necessariamente ligado ao espaço em que se realiza cada uma delas, como o tempo de brincar nos cantos, de rodinhas, de contar história e novidades, o tempo do lanche e etc...
Uma das últimas etapas é a de relacionamento, ou seja, relações que se estabelecem em sala de aula. Estas relações são pequenos acordos e organizações tais como: divisão dos alunos por idade, relacionamento professor-aluno, divisão dos trabalhos nos grupos e interação do professor em quanto eles acontecem.
Pensar em tempo e espaço na educação infantil não é tarefa nada fácil, representa pensar em detalhes que irá refletir o projeto pedagógico da instituição.
Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na educação infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços de rotina escolar sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.
...