TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptações Cinematográfica de Obras Literárias

Por:   •  26/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 9

Adaptações cinematográfica de obras literárias   

 

 Adaptar um texto significa reinterpretar e redimensionar aspectos da narrativa a fim de adéqua-la a linguagem do outro veículo.  Nagamini (2004, p. 36).  

                        Uma adaptação cinematográfica faz uso de material, que tenha sido publicado como texto, seja qual for a forma, exemplo romance, peça teatral, contos, etc...      

Cada gênero textual tem suas características e isso que as difere linguagem, no formato e objetivos. Quando se faz uma adaptação de um gênero para outro, ocorre uma mudança das peculiaridades, por esse motivo essa adaptação nem sempre será fiel. 

                       As peculiaridades para adaptação de obras literárias para o cinema são mudanças na linguagem, ritmos, diálogos, duração das cenas, destaque de personagens, e em alguns casos, criação de outros.

O cineasta Jorge Furtado (2006) descreve três diferenças da linguagem escrita e da linguagem audiovisual. A primeira, segundo ele, é que na linguagem audiovisual toda a informação deve ser visível ou audível. No livro o leitor lê e imagina suas próprias imagens e, às vezes, quando uma obra é adaptada ele acaba se decepcionando com as imagens criadas pelo cineasta, já que a narrativa se apóia no conhecimento que cada leitor tem da realidade. E o terceiro aspecto, é que cada um estabelece o seu ritmo de leitura. Mas um filme é visto por qualquer telespectador por 1hora e 30 minutos, sem interrupções, e sem voltar.  

                     É importante compreender que essas obras adaptadas não têm pretensão de substituir nem de complementar umas às outras. Cada uma possui um determinado autor, raras vezes é o mesmo. É isso que garante a originalidade da obra.  

Sabe-se que na década de 70 havia uma preocupação maior com a fidelidade da obra original, enquanto hoje, o produto pode chegar a seu final diferente do primeiro. Há uma liberdade acentuada em relação ao redimensionamento da obra literária. O que se chama de adaptação, muitas vezes pode ser uma versão, uma recriação da obra original (Nagamini, 2004). 

                    A maioria das adaptações para o cinema fazem parte da ´´literatura de massa´´ e isso acontece por que gera lucro tanto para o cinema quanto para a literatura, e isso favorece a união desses dois, que já dura mais de 100 anos, apesar disso há discordâncias de qual teria sido a primeira adaptação, a grande maioria dos pesquisadores aponta Sherlock Holmes Perplexo (Sherlock Holmes Baffed) de 1900, registrado somente  em 1903,do  autor Arthur Conan Doyle, o filme exibido dura apenas 30 segundos,  e apesar desse registro de adaptação a história não tem relação com os livros, mas foi seria o primeiro personagem de um adaptado para o cinema. Outra adaptação que poderia ser a primeira é Alice no país das maravilhas (Alice in Wonderland) de Lewis Carroll de 1903, o curta tinha 8 minutos de duração, inclusive esse livro que foi escrito em 1856 é o como mais versões cinematográficas que existe.  

                    Como já foi dito antes as adaptações cinematográficas nem sempre conseguem ser fiéis as obras originais, e isso gera uma dura crítica a esses roteiros. E nesse contexto há quem prefira roteiros originais pensados para filmes.  

Adaptações de livros para o cinema e sua influência na formação de leitores

                    Há algumas pesquisas oficiais sobre o numero de leitores no Brasil, uma delas é feita em âmbito nacional pelo instituto pro - livro e sua pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que em sua 4o edição em 2015 conclui que apesar do percentual da população alfabetizada funcionalmente ter passado de 61% em 2001 para 73% em 2011, apenas um em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Ou seja, o aumento da escolaridade média da população brasileira teve um caráter mais quantitativo (mais pessoas alfabetizadas) que qualitativo (do ponto de vista do incremento na compreensão leitora)

                     Dentro desse contexto principalmente os jovens não estão aptos à leitura, mas também não as descartam como todo, e sim tendem a procurar livros de fácil entendimento, estimulantes, ou os mais indicados em listas vendidos e esses geralmente são os mesmos com adaptações cinematográficas chamados de ´´leitura de massa´´. 

  

 Para Sodré (1978, p. 94-95), é mais fácil a literatura de massa ser transmutada para outras linguagens do que a literatura culta, pois esta prescinde do código escrito mais estritamente para transmitir a sua mensagem do que a literatura de massa, que pode falar o que se propõe por outros meios, desde que atinja o público ao qual se dirige. Segundo ele, bons livros raramente geram bons filmes, enquanto que livros “mais ou menos” podem dar origem a excelentes filmes. Sabemos, porém, que há certo preconceito da parte de muitos especialistas e professores com esse segmento da literatura, chegando até mesmo a desconsiderá-las como tal. Mas é preciso compreender os benefícios que elas têm trazido aos jovens e à educação, de maneira geral, mesmo que lentamente. 

 

                    É bem provável que o espectador veja o filme e depois procure o livro. O inverso também pode acontecer, atualmente essas duas maneiras estão se intercalando, mas no contexto apresentado  em que os jovens ainda não são leitores , é mais certo de que eles procurem primeiro o filme e depois o livro.  

                    Os livros mais vendidos ate o dia 21/11/2019 segundo uma pesquisa feita pela revista veja em livrarias de mais de 40 cidades brasileiras.    

1o-O Pequeno Príncipe            

Antoine de Saint-Exupéry

Escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry, o clássico, lançado em 1943, virou filme pela primeira vez em 1974, dirigido por Stanley Donen. O musical não alcançou o sucesso esperado. Desta vez, o emblemático personagem estreia na linguagem da animação, o que torna o resultado no mínimo curioso.

2o-Eleanor & Park

Rainbow Rowell

O livro que foi lançado no Brasil em 2013 pela editora Novo Século, Já esta com adaptação cinematográfica confirmada   pela Picture Start . Rainbow Rowell será responsável por adaptar a própria obra e ainda será produtora executiva. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (185.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com