Alfabetização e a ação de aprender a ler e escrever
Artigo: Alfabetização e a ação de aprender a ler e escrever. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mjsl • 5/11/2014 • Artigo • 291 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
Estar alfabetizado e...
Alfabetizar e a ação de ensinar a ler e a escrever, dar instrução primária.
Para alguns teóricos, essa definição, mesmo estando no dicionário, é muito limitada, pois, alfabetizar é muito mais do que simplesmente ensinar a decifrar as letras, significa mostrar que alguns símbolos juntos formam outro símbolo que simboliza um objeto não necessariamente físico.
Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é “brincar” com as letras, formar palavras, frases, textos; transmitir ideias e sentimentos. E além de tudo, exige habilidade apurada da coordenação motora fina. “Ninguém escreve se não escrever”. (Paulo Freire, 1993, p 267).
Outra concepção do ato de ler e escrever está diretamente relacionada à capacidade de interpretação, não somente de textos escritos, pode ser uma imagem, um símbolo, um desenho etc. Decodificar, entender os símbolos e usá-los para se comunicar. Com estas competências, podemos dizer que o indivíduo está alfabetizado? Talvez. O conceito de alfabetização vem mudando muito nas últimas décadas. Nos anos 1940, o censo considerava uma pessoa alfabetizada pelo simples fato de ela poder assinar o próprio nome. Mas este conceito se tornou ultrapassado e evoluiu com o passar dos anos. Hoje, criaram-se dimensões ainda maiores.Enfim, ser alfabetizado NÃO É ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases. Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito.É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.
Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano e ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal estar apto a escrever uma carta
...