Analise Interpretativa filme O som do coração
Por: Jakeline Ferreira • 27/11/2018 • Seminário • 546 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
Itaberaí, 22 de novembro de 2018;
Universidade Estadual de Goiás – Campus Itaberaí;
Disciplina: Praticas Pedagógica;
Professora: Sueli Borges;
Acadêmica: Jakeline da Paixão Ferreira.
O filme “O som do coração” relata a história de um jovem casal amante da musica, Lyla uma violoncelista talentosa e Louis vocalista de uma banda de rock, que apesar dos ritmos diferentes acabam se apaixonando ao som de uma gaita no terraço de um prédio. Passam a noite juntos e na manhã seguinte Lyla vai embora e promete encontrar o amado. Porém Thomas, pai de Lyla não a deixa ir e assim o destino os separa. Mas um fruto dessa paixão subsiste, Lyla descobre uma gravidez.
Após uma discussão com seu pai, Lyla sofre um acidente e ao acordar é informada de que seu filho não sobreviveu. Onze anos depois Thomas em seu leito de morte revela a filha que o menino está vivo e que o havia entregado para adoção. Os anos se passaram e o menino chamado Evan Taylor cresceu em um orfanato e com o dom da musicalidade acreditava que através desta iria encontrar seus pais, pois para ele a musica é um elo, uma conexão entre eles.
Certo dia Evan resolve fugir, seguir o som do coração e ir em busca de seus pais. O garoto chegou em Nova York e em meio a todos os sons que ouvia, ruídos de carros e pessoas, músicas de diferentes estilos, ficou encantado. Logo encontrou um menino de rua que tocava violão, sabendo que Evan não tinha onde ficar, o menino o chamou para ir até um casarão velho onde viviam crianças que também tinham o dom da musicalidade e trabalhavam nas ruas, o dinheiro que ganhavam davam ao homem que cuidavam deles, chamado Wizard que logo descobriu o dom de Evan e lhe deu um violão para tocar nas ruas. Durante uma ação policial Evan foge a vai parar em uma igreja. O pastor da igreja o ajuda e ele vai parar na The Julliard School. Os professores ficam boquiabertos com o talento do garoto e o encaixam na apresentação anual de primavera, que ocorre no central Park. O que Evan não imagina e que sua mãe, Lyla, também irá apresentar-se neste evento, com o mesmo intuito de fazer com que através da musica eles se encontrem, e que seu pai, Louis, também está na cidade com sua banda. Quando o concerto termina Evan gira à multidão e os três se reconhecem. O final é marcado por Evan dizendo ao fundo “A música é tudo que nos rodeia. Tudo que você tem que fazer é ouvir.”
O filme “O som do coração”, dirigido por Kirsten Sheridan, possui um elenco mágico formado por Freddie Highmore, Keri Russel, Jonathan Rhys Meyers e Robin Williams, que nos emociona e nos envolve a cada cena. A trilha sonora composta por músicas espetaculares dentre elas, Someday – John Legend, Moondance – Chris Botti, Ritual Dance – Kaki King tocam nossos corações, nos fazendo ficar cada vez mais envolvidos com o drama. Como na maioria dos filmes as famílias se reencontram se abraçam e tem todo um desfecho. E nesse caso eles apenas se olharam e sorriram. O enredo nos desperta interesse, um mix de emoções, deixando a desejar um pouco no final.
...