Analise do projeto politico pedagogico
Por: Aline Hauptmann • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 1.192 Visualizações
- Marco situacional
- Que aspectos da situação global (sócio-econômico-politico-cultural-educativa...) chamam a atenção, hoje, no Brasil e na América Latina?
O desemprego está bem visível na sociedade hoje.
- Cite (e comente) algum ponto positivo e algum ponto negativo na situação global do mundo de hoje.
Encontramos muitas pessoas generosas, que olham pessoas com dificuldade e ajuda, e vemos outras por ai que não está nem ai para o seu próximo que só enxerga o próprio umbigo e os seus lucros.
- Dentre as tendências de sociedade, hoje, quais as que mais chamam a atenção? Por que chamam a atenção?
A tendência hoje é o consumismo, isto chama muito a atenção, pois tem gente que fica sem comida em casa mais não deixa de comprar uma modinha.
- Quais os valores preferenciais na sociedade de hoje? Como essas preferencias se manifestam?
Hoje os valores são o consumismo e o capitalismo e podemos ver isto a todo momento em todo o lugar, propagandas incentivando a compra de sempre mais.
- Qual lhe parece ser a explicação dos males da América Latina e do Brasil?
A corrupção e o comodismo dos políticos, pois deste a formação destes países já começaram com a corrupção dos nativos.
B) Marco Doutrinal
- Qual é o modelo da sociedade (uma ou duas características, explicitando-as) que deve servir de rumo a nossos passos?
O CMEI que analisei busca atender à comunidade de baixa renda familiar e está localizado em um bairro onde mães e pais trabalham fora, empregados em residências e comércios. A violência registrada no bairro e faltam atividades e áreas voltadas para o lazer. A maioria das ruas não é asfaltada, não há rede de água e esgoto, e a eletricidade, serviço de correios e telefonia existem de forma muito básica.
- Que visão do homem deve fundamentar nossas opções sobre o próprio homem e sobre a sociedade? Ou: Como se caracteriza o ser humano?
Caracteriza-se de forma simples e humilde, uma realidade onde a precariedade é predominante.
- Em que se fundamenta um ideal de sociedade participativa, democrática e justa? Ou: Como se caracteriza a justiça, a participação e a democracia?
Ela pode ser caracterizada simplesmente pelo fato dos professores, coordenadores e diretores levar em consideração a realidade de seus alunos, mostrando-os que é possível ter uma vida digna mesmo com tão poucas condições, auxiliando a família e fazendo-os mas participativos da vida de seus filhos.
- Quais as características ideais da pessoa humana em geral? (Cite uma ou duas) Comente estas características, justiçando a escolha.
Uma característica que acredito ser muito importante é um educador consciente e observador, pelo fato de que para educar você deve estar sempre ligado a realidade de seus educandos, para que assim aja uma educação produtiva, aulas participativas e dialogadas, respeitando as diferenças do meio e auxiliando no seu desenvolvimento e interação de todos.
- Que valor(es) deve(m) estar presente(s) numa sociedade humana? Comente o(s) que indicar, fundamentando o porquê de sua presença e relacionando-o(s) com outros.
O respeito ao próximo. Respeitar a diversidade cultural, de gênero, raça, cor, isto é fundamental quando se trabalha com pessoas, e que tenham uma preocupação com a formação continua e responsabilidades de suas atribuições.
- Que postura esperamos do homem diante da sociedade?
Que tenham uma consciência do seu papel de agente transformador.
- O que significa ser o homem sujeito da história?
Que ele acredite que mesmo com tanta diversidade de mundo, que se ele estudar e batalhar, se esforçar mesmo terá uma vida melhor e mais digna, mais isso dependerá do quanto ele batalhar e de suas escolhas, se serão certas ou erradas.
- O que motiva o ser humano a tornar-se um agente de transformação?
O fato de querer ver (ou ter) um mundo melhor.
- Como cada homem pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa?
Quando ele for mais participativo e interativo na sociedade em que se encontra, quando se conscientizar no seu papel de pessoa no mundo.
- Marco Operativo
- O que significa educação libertadora? Em que está baseada?
A educação teria o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. Seria uma práxis educativa capaz de libertar o homem de toda situação de opressão, ao qual se encontra sujeitado, através da libertação de sua consciência, tornando-o um sujeito critico e reflexivo capaz de transformar sua realidade e inserir-se na sociedade de forma efetiva. Nos estudos de Paulo Freire
- O que significa educação voltada à realidade: que características terá tal educação?
O CMEI procura dar condições para o educando desenvolver suas próprias potencialidades, partindo da realidade, aproveitando todas as direções, ampliado os conhecimentos adquiridos do aluno e da própria sociedade, trocando idéias e seguindo a educação em todos os sentidos. Liberdade com coerência e responsabilidade. Desta forma, será uma Educação voltada para a realidade, aberta e participativa, que se dispõe a mudanças e transformações.
Uma das opções, é cultivar o gosto pela leitura, para desenvolver o senso crítico, a responsabilidade e a cidadania, valorizando também o conhecimento do aluno e gradativamente acrescentando o que ele necessita aprender. Temos com isso o ideal de que a escola seja realmente transformadora, semeadora da união, envolvendo também a comunidade.
...