Aprender com as diferenças
Artigo: Aprender com as diferenças. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josiclerjbs • 16/9/2013 • Artigo • 514 Palavras (3 Páginas) • 557 Visualizações
Aprender com as diferenças
2º Etapa
1) Como criar contextos educacionais capazes de ensinar "todos" os alunos?
2) Que práticas de ensino ajudam os professores a ensinar sem distinção, apesar de todas as diferenças existentes no contexto da sala de aula?
3) De que qualidade e de que tipo de escola estamos falando quando nos referimos a essas mudanças capazes de promover a inclusão social?
4) Como recriar, então, o modelo educativo? Qual sua proposta?
5) Como transformar o currículo escolar de "monocultural" para "multicultural"?
O conteúdo acadêmico é também muito importante para um ensino de qualidade, escolas qualificadas e professores capacitados para ensinar, pois é um privilegio conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.
Nós como educadores temos que reunir alunos de diferentes níveis diante de uma situação de ensino, porque o nosso maior desafio é fazer da escola um lugar que cada um vai aprender coisas uteis, para enfrentar e viver a vida como um ser livre.
As diferenças representam grandes oportunidades de aprendizado.
Ensinando uma turma toda traz propostas de trabalhos inovadoras, criticas e tradicionais, se quisermos realmente transformar nossa escola de qualidade temos que capacitar os alunos, a progredir e não a desistir e buscar um modo que possam ajuda-los a vencer obstáculos escolares, as dificuldades e limitações é reconhecido, mas não impede o processo de ensino, independente das diferenças de cada um. Todos tem a capacidade de aprender, valorizando as diferenças, projetos inclusivos e o ensino proposto para tender as especialidades dos educandos.
Adaptações de currículos facilitam as atividades para melhor qualidade e conseguir trabalhar com as diferenças na sala de aula é preciso enfrentarmos os desafios da inclusão. O professor partilha com seus alunos a construção do saber e conhecimentos produzidos em sala de aula, o profissional reúne com humildade com empenho e competência para ensinar.
Recriar uma escola para que ela seja a porta de entrada para toda uma geração, buscando meios possíveis para que todos ao saber a necessidade de se formar que se conta das demandas da sociedade. Pensamos que reforma educacional exigem repensar práticas pedagógicas tendo ética e direitos humanos.
Ensinar e aprender, a inclusão concilia com uma educação para todos e com ensino especializado, mas não se consegue implantar uma opção de inserção sem enfrentarmos desafios sobre o fator humano, desta forma a educação é de fundamental importância assim como a família.
A inclusão envolve um processo de reestruturação das escolas como um todo, com o objetivo de assegurar que todos os alunos possam ter acesso e oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela escola.
Vimos que hoje enfrentamos inúmeras dificuldades no sistema educacional. A escola precisa reformular suas ações e práticas de ensino, definindo prioridades e buscando conhecimento e contribuindo com a prática desenvolvendo uma educação baseada na afetividade
...