Arte - A arte é um sistema cultural e se utiliza das construções simbólicas
Por: Lelifc • 6/2/2018 • Artigo • 510 Palavras (3 Páginas) • 662 Visualizações
MAPA CONCEITUAL - EDUCAÇÃO
[pic 1]
Arte - a arte é um sistema cultural e se utiliza das construções simbólicas realizadas pelos grupos na dinâmica das relações sociais. É importante que tenhamos em mente que os processos de aprendizagem são dinâmicos e que os produtos culturais borram fronteiras das áreas de conhecimento, das instâncias culturais, das temporalidades e se revelam como objetos complexos.
Cultura - procura enfatizar a ideia de que arte é produção social, histórica e processual. É a partir dessa concepção que os outros conceitos se situam. Desse modo, deve-se compreender que a arte se modifica, pois as relações sociais mudam em função dos processos históricos.
Ensino da arte - O ensino da Arte visa desenvolver nos estudantes competências como dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentações e, também, elaborar propostas.
Essas competências visam mobilizar no sujeito modos de interação em relação ao objeto de estudo. Dessa maneira, a competência que exige o domínio de linguagens é pressuposto básico para o ensino de Arte, auxiliando o sujeito a conhecer, compreender e criar. O domínio de linguagens também pressupõe o domínio dos códigos que as constituem para que os alunos possa saber sobre seus elementos característicos. O domínio dos códigos requer do aluno a articulação dos conhecimentos apropriando-se dos elementos formais e simbólicos para criar seus próprios textos.
O conhecimento em arte pressupõe a ampliação de repertórios, possibilitando ao aluno um extravasamento de fronteiras culturais. Assim, o aluno pode mobilizar os saberes reconstruindo, reinterpretando e interferindo nos modos de pensar ou criando o seu próprio.
Sistema cultural - Argumenta que as produções estão diretamente ligadas às culturas nas quais se inserem. Assim, as linguagens da arte e os sentimentos que as criações despertam estão intrinsecamente ligados. Assim, as produções artísticas refletem os saberes, os procedimentos e valores das culturas.
Quando o apreciador de arte entra em contato com a criação produção artística, observa-a e procura compreendê-la, analisá-la, percebê-la, interpretá-la, enfim, recorre a um repertório conhecido para atribuir sentido a ela.
Processo cultural - Interpretar a arte como processo cultural, de relacioná-la com cultura, bem como de reconhecê-la como forma de representação de identidade e um modo de pertencimento.
Contexto cultural - Desse modo, se pensarmos que os objetos da arte são contextuais, isto é, variam de acordo com os grupos que o produzem, valorizaremos mais as relações que se estabelecem por causa das produções e menos os objetos em si. Aceitaremos que a produção de um grupo de Congado é tão importante quanto uma sinfonia de Beethoven.
Propostas pedagógicas - Com as propostas pedagógicas desenvolvidas pelo interacionismo, trazidas para o Brasil nas pesquisas de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (Construtivismo), a necessidade de interferir nos processos de aprendizagem foi amplamente problematizada. Com isso, vimos que, aos poucos, também o ensino de Arte se modificou. Assim, a Arte foi fortemente defendida como área do conhecimento, linguagem expressiva e com conteúdos próprios passíveis de serem ensinados e aprendidos.
Escola - pessoas de diferentes etnias, de diversos falares, de diferentes culturas estão em um mesmo espaço social, construindo relações de saber.
...