Arte e inclusão
Por: deijuli • 7/11/2015 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
Arte e inclusão
Este artigo tem como objetivo transmitir aos leitores a importância da arte na vida das pessoas que possuem algum tipo de deficiência mental ou intelectual,nos mostrando o quanto a arte contribui para seu desenvolvimento e aprendizagem,possibilitando ao aluno aprender as linguagens verbais e não verbais principalmente no âmbito escolar.
Através da arte o aluno consegue expressar suas potencialidades cognitivas ,apartir do momento que se esforça para expressar suas ideias ,sua visão do mundo,isso através de uma representação simbólica onde ele consegue demonstrar a realidade que existe dentro de si e a realidade exterior.
Para pessoas com deficiências mental intelectual a arte se torna um reforço,estímulos para que expressem suas criatividades ,oferecendo a eles organizar de maneira coerente sua visão de realidade.ao criar a pessoa organiza o sensível e o racional ,são esses fatores que permite colocar para o ensino da arte uma função Social e Inclusiva .
Ao decorrer do artigo alguns autores expressam suas conclusões.
Para Ostrower 1997 criar resumi-se em transformar,todos os conteúdos em algo novo,e dar formas para o ser humano .Pois a criatividade é uma característica do ser humano .
Para Duchanp a produção artística se objetiva apartir da relação do seu criador com o imaginário.
Apesar de todas as evidencias citadas anteriormente sobre a importância da arte no aprendizagem a maior parte das escolas brasileiras sendo elas publicas ou privadas,continuam com a tentativa de mecanizar o aluno,não permitindo criar usar a imaginação,mas sem seguir o modelo de uma sociedade que exclui.
Enfim para que haja mudanças é preciso que as escolas sejam; escolas inclusivas onde todas as crianças aprendam juntas,sempre que possível ,mesmo havendo qualquer tipo de dificuldades ou diferenças que possam ter,tanto no que diz respeito a estrutura física,como oferecendo os recursos pedagógicos e metodológicos para uma educação de qualidade, oferecendo aos professores cursos de formação continuadas para que possam atender a todos os tipos de necessidades que o aluno venham a ter ,ente outros fatores.
Segundo Loureiro a deficiência mental intelectual não representa obstáculos para a capacidade da construção simbólica.
Conclui-se que a inclusão começa quando passamos a enchergar as diferenças ou seja:
¨ENCHERGAR COM UM OLHAR DIFERENTE
...