Arte e recreação
Por: dhaysgoncalves • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.828 Palavras (12 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 1]
Disciplina: Arte, Criatividade e Recreação
Professor EAD –
Arte, criatividade e Recreação
Acadêmicos:
Dhaiane Simão Gonçalves – RA: 390120
Daiane Lima da Silva – RA: 389574
Josiana Marques Batista – RA: 389575
Patrícia Augusta Ferreira – RA: 394091
NAVIRAÍ-MS
Setembro/2014
Introdução
Este trabalho é sobre a disciplina de arte Criatividade e Recreação, ministrada pela professora da universidade anhanguera Uniderp, pólo de Navirai - MS. Foi desenvolvido através de pesquisas, reuniões em grupo e Têm como finalidade fazer uma reflexão sobre a Arte contemporânea, atividades recreativas aplicadas hoje nas salas de aulas.
Buscamos entender a importância da arte, da criatividade, e as atividades recreativas realizadas hoje em dia e como a interação entre professor e aluno é importante, e que depende de como se ensina a criança se interagem mais, se desenvolve mais. Citamos também alguns relatos na nossa memória escolar de como era aula de artes e de como se ensinava artes, das aulas de recreação que antigamente era chamada de educação física e de como isso marcou a nossa infância.
Memórias acadêmicas de artes e recreação:
Acadêmica Daiane lima: Minhas lembranças São que os professores davam desenhos para nos pintarmos sempre trazidos pronto, desenho na maioria das vezes com datas comemorativas daquele mês. Fazíamos alguns artesanatos com jornal e revista.
Nas aulas de recreação era uma diversão brincávamos de amarelinha, esconde- esconde, de bola entre outras atividades que era livre.
Acadêmica Dhaiane Simão: Em minha infância as aulas de artes que eram chamadas de educação artística eram baseadas em desenhos livres ou com datas comemorativas usava-se tinta guache, lápis de cor, giz de cera.
Nas aulas de recreação as atividades eram simples, gostávamos de brincar de queimada, pegar varinha, de brincar de bola era uma fará que só.
Acadêmica Josiana Marques: Recordo das minhas aulas de educação artística (artes) como uma aula muito boa, apesar de que não estudávamos sobre artistas, mas fazíamos varias obras próprias sempre usando giz de cera, lápis de cor e tinta guache.
Nas aulas de recreação, brincávamos de corda, de bola, de queimada era muito bom.
Acadêmica Patricia ferreira: Minhas aulas de artes eram assim muitas vezes a professora dava um desenho pronto já para nos pintarmos, às vezes fazíamos desenhos livres ou a ver com alguma data comemorativa do mês, Fazíamos também alguns artesanatos com jornal, palito de picolé, revistas, jornais e papel crepom.
Nas aulas de recreação eram mais brincadeiras livres onde a professora soltava a bola e brincávamos do que quiséssemos.
Considerações do grupo:
Com base nos relatos do grupo, percebe-se que as nossas memórias em relação à arte e recreação se ligam a atividades de desenho, pintura, riscos fornecidos pelo professor artesanatos com revistas e jornais.
E nas atividades de recreação antigamente chamada de educação física as atividades eram simples como amarelinhas brincadeiras com bolas, queimadas, nas quais todos se divertiam juntos.
Antigamente não tinham como objetivo desenvolver a criatividade da criança, pois se constituíam de atividades prontas. Não é como nos dias de hoje, onde as atividades artísticas, de recreação, assim como todas as atividades desenvolvidas na escola, devem se voltar para o objetivo de desenvolver a criatividade, a capacidade de tomar decisões em coletivo, na sociedade.
Ou seja, hoje em dia artes e recreação são muito importantes no currículo escolar de uma criança ajuda no desenvolvimento dela na sua percepção ensinar artes não é só entregar um desenho pronto para pintar é contar toda a historia, o seu significado que existe por traz daquele desenho
A importância das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento criativo da criança.
O ser humano não faz arte apenas por meio da pintura ou do desenho, cantar, dançar, dramatizar é viver nem que seja por instantes um faz de conta. São artísticas importantes na vida homem.
Antes de qualquer coisa é necessário que arte é maneira das pessoas expressarem seus sentimentos ,suas emoções ,de desenvolverem a sua sensibilidade criatividade,imaginação ,alem de ser uma forma de comunicação ,Sendo essa por palavras ,desenhos , gestos ,toques e etc.
Com relação à formação da criança, durante o processo de aprendizagem o ensino da arte pode contribuir muito para o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade, e desde pequena a criança pode se expressar através de um desenho, de uma musica de seus sentimentos.
Trabalhar artes na infância é uma maneira de ampliar a capacidade da criança fazendo com que ela explore diversos tipos de materiais, ensinarem artes desde a creche faz com que desde cedo ela comece a se interagir nesse mundo das artes.
Qual é o papel da arte na educação contemporânea?
O ensino da arte contemporânea dentro das escolas tem sido um problema entre muitos professores, que encontram dificuldades em abordar este assunto, talvez por falta de um olhar mais preparado para a tarefa. Sendo a escola um espaço crítico que deve ajudar o aluno a compreender a realidade e nela atuar, faz-se necessário um estudo mais aprofundado das manifestações artísticas e seus modos de ver, perceber e interpretar.
Antes de 1950 o Brasil tinha uma arte moderna com critérios bem definidos quanto à sua análise o que levou os professores a ter certa dificuldade em relação aos critérios que envolvem a arte contemporânea.
O modo de ver a arte dos professores brasileiros permaneceu fundamentado nos critérios da arte moderna que não são os mesmos que determinam a arte contemporânea
O ensino da arte dentro de uma concepção contemporânea começou a ser construída no início da década de 60, a partir da reflexão de estudiosos americanos, canadenses e europeus sobre as funções da arte na educação e sobre seus métodos de ensino.
O ensino de arte contemporânea deve considerar a visão da arte em uma perspectiva cultural, a valorização da bagagem cultural do educando, a ênfase no respeito e no interesse por diferentes culturas, a proposta de desenvolver a capacidade de leitura crítica e atenta de obras de arte e do mundo no qual está inserida, a ampliação do conceito de criatividade.
...