As Avaliações, As políticas Educacionais e a Qualidade do Ensino
Por: anaelucas240116 • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.465 Palavras (10 Páginas) • 415 Visualizações
[pic 1]
Projeto atividade pratica Supervisionada – APS
As avaliações, As políticas Educacionais e a
Qualidade do Ensino.
Orientadora: Rosana Fraiz
Alunos: Ana Flávia de Oliveira Souza RA:N881JD-4
Ana Carolina Boldi RA:C97893-0
Diana Fernanda Fabri dos Santos RA:C936ID-0
Eduardo Rafael Portero Cavaletti RA:C767GE-7
Araraquara SP
2016
Introdução
O Trabalho vai falar sobre os variados tipos de sistemas avaliações nacionais, e informações sobre os rendimentos e suas funcionalidades que permite o monitoramento do ensino do Pais, os resultado são comparáveis e permitem que a escola identifique suas potencialidades e fragilidades em relação ao pais embora a prova seja um instrumento de apoio a escola para aprimorar seu projeto pedagógico e rever praticas didáticas eficazes.
Alguns sistemas que citaremos serão:
- Saeb: Sistema Nacional de avaliação da educação Básica
- Enem: Exame Nacional do Ensino Médio
- Ideb: Índice de desenvolvimento da educação básica
-Prova Brasil.
Desenvolvimento
Sistemas de avaliações da educação no Brasil
Paralelamente aos sistemas nacionais, vários estados e municípios também organizaram sistemas locais e regionais de avaliação da aprendizagem. Todos esses métodos criados indicam uma progressiva institucionalização da avaliação como um método importante para auxiliar no processo de formulação e monitoramento de políticas publica responsáveis e transparentes que devem orientar o aprimoramento de ações de melhoria de aprendizagem.
Hoje a institucionalização de avaliação educacional no Brasil, e sem duvida um instrumento fundamental do processo de prestação de contas a sociedade e de enriquecimento do debate publico sobre os desafios da educação no pais.
Aos ações mais eficazes para a melhoria da qualidade do ensino são aquelas focadas na aprendizagem e na escola, isso foi provado pela experiência internacional, assim como a brasileira. Ferrer e Arregui destacam esta convergência em torno das avaliações “estandardizadas” é derivada de visões, perspectivas e interesses distintos quanto ao papel dos sistemas educativos: melhorar as economias nacionais, estabelecendo vínculos mais fortes entre escolarização, emprego, produtividade e marcado, melhorar os resultados de aprendizados relacionados as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho ; Obter um controle mais amplo dos sistemas educativos nocionais sobre os conteúdos curriculares a avaliações reduzir os custos do governo na educação por medo de sua participação na tomada de decisões escolares.
A democratização da educação acarretou também uma forte massificação do acesso á profissão docente, a qual infelizmente não foi acompanhada por mecanismo para garantir sua adequação para realidade e qualidade da formação inicial oferecida pelos instituição formadoras de formação inicial oferecida pelos instituição formadoras .
Neste quadro o desenvolvimento de sistemas de informações e avaliação transformou-se em peça chave dos processos de reformas educacionais, que tiveram lugar em diversos países, principalmente a partir de meados da em diversos da década de 1980,com a finalidade de subsidiar ações de melhoria da qualidade, as avaliações passaram a dar maior visibilidade e transparência a aspectos centrais do processo de aprendizagem.
Neste sistema nacional de avaliações em larga escola pode prover informações estratégicos para afundar o debate sobre a situação educacional de um pais e mostrar o que os alunos estão aprendendo, ou o que deveriam estar aprendendo, em relação aos conteúdos e habilidades básicas estabelecidos no currículo. Como o currículos são muito extensos, a elaboração de prova nacionais obriga a definir quais as aprendizagem devem ser considerados fundamentais e asseguradas a todos os alunos. O mesmo se aplica as avaliações internacionais que permitem comparações entre os países ou regiões.
O sistema de avaliação educacionais no Brasil.
No Brasil o desenvolvimento de um sistema de avaliação da educação básica é bastante recente, até o inicio dos anos 1990, com exceção do sistema de avaliação da pós graduação sob a responsabilidade de copes, políticos educacionais eram formados e implementados sem qualquer avaliação sistemática.
Não era possível saber se as políticos implementados produziam os resultados desejados ou não.
Costuma-se falar da velha escola publica do passado como exemplo de qualidade, no entanto a escola era outra, uma escola excludente e de qualidade para os poucos eleitos que a ela tinham acesso, o problema hoje é mais complexo: construir e valorizar a boa escola publica, agora democracia e para todos em pouco mais de uma década foi construído no pais, um complexo e abrangente sistema de avaliação educacional, que cobre todos os níveis de ensino. Com esse objetivo geral comum, o sistema nacional de avaliação da educação básica – Saeb, o exame nacional do ensino médio- Enem e mais recente a prova Brasil apresentam distintas características e possibilidades de uso de seus resultados para que as informações avaliativas sirvam também para o próprio processo de formulação , implementação e ajuste de politicas educacionais.
Sistema Nacional de avaliação da educação Básica – Saeb
O saeb é uma avaliação de desempenho acadêmico e de fatores associados e rendimento escolar, realizada a cada dois anos, em larga escala aplicada em amostras de escolas e alunos de 4 e 8 series do ensino fundamental e de 3 ano de ensino médio representativos de todos as unidades de federação, redes de ensino e região de pais trata-se de um importante auxilio para o monitoramento das politicas gerias de desenvolvimento educacional.
Os itens das provas são elaboradas om base na matriz de referencia curricular do saeb que a partir de uma ampla consulta nacional sobre os currículos estaduais, livros didáticos usados pelos professores e conteúdos praticados nas escolas brasileiras de ensino médio e fundamental, as informações coletadas pelo saeb são sigilosas, assim quando ocorre a divulgação dos resultados da avaliação alunos, professores, diretores e escolas que integram a amostra não são identificados.
...