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As Imagens Constituem a Nossa Vida

Por:   •  21/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

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INTRODUÇÃO

As imagens constituem a nossa vida, constituem o nosso ser. Estão presentes na paisagem humana e é por meio delas que nos construímos e fazemos nossa história. Estão na origem de nossos pensamentos dando-lhes corpo e alma, nos meios de comunicação, em fontes comerciais ou de entretenimento e nas Artes. Contêm mensagens que podem mudar opiniões. Dizem-nos como devemos comer e nos vestir, nos lembram do padrão ideal de 2027 beleza, nos comovem, nos indagam, nos fazem refletir, nos formam enquanto seres humanos inseridos em um mundo social que produz cultura. Estamos cercados por imagens. Vivemos no chamado “mundo da imagem”, e as crianças, desde pequenas, interagem com elas. Lidar com as imagens, lê-las e interpretá-las constrói a cultura visual do indivíduo, bem como a compreensão do mundo e de sua própria existência. As imagens também estão presentes nas aulas de Arte, onde assumem um relevante papel, pois revelam poder de comunicação não-verbal entre o artista e o espectador e possibilitam a construção de sentidos. A saturação de imagens caracteriza a cultura de uma criança e também faz a mediação de grande parte de informações que chegam até ela.

As imagens, consideradas objeto artístico, são definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte “como produção cultural, documento do imaginário humano, de sua historicidade e de sua diversidade” (BRASIL, 1997, p. 45). Por ser tão influente e formadora do olhar crítico, é necessário estar atento ao currículo da disciplina de Arte, uma vez que é ele o principal suporte do olhar crítico. A disciplina de Arte dá oportunidades para o estudante estar em contato com diversas linguagens artísticas, preparando-os para novos modos de percepção de mundo.

A percepção de mundo está ligada com o ensino da Arte. É evidente a especificidade da Arte como área de estudo. A Arte-educação pretende estar em sintonia com a produção artística e cultural, para formar leitores e fruidores de arte. O objetivo maior do ensino de arte deve ser a própria arte enquanto linguagem original do ser humano capaz de construir relações dialéticas entre o ensino, a pesquisa e o objeto de arte. Segundo Ferraz e Fusari (1999) para que exista a construção de práticas do ensino de arte que garantam conhecimentos estéticos, artísticos e o diálogo com as necessidades e interesses dos estudantes e de sua comunidade, há a necessidade que o educador cultive a consciência histórica e a reflexão crítica, para imbricar a prática na teoria, isto é, conhecer arte e saber ensinar arte.

CAPÍTULO 1. PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Artes

TURMA: 9°  

Quantidade de aulas: 06

  • Competências/Habilidades:
  • Elaborar produções artísticas utilizando os elementos visuais, demonstrando conhecimento e manejo em uma composição.
  • Valorizar e incentivar as diferentes formas de expressão artística, refletindo sobre a autoconfiança para com a produção artística pessoal.
  • Mostrar a arte como força instauradora e a importância da percepção e da comunicação visual.
  • Desenvolver as habilidades de coordenação motora fina, a percepção visual e a criatividade.

  • Conteúdo:
  • Desenvolver trabalhos utilizando elementos da linguagem visual: Ponto, Linha e Plano.
  • Metodologia:

Aplicar diferentes materiais, técnicas e suportes para o desenvolvimento do  Pensamento plástico-visual, estimular a sensibilidade e o processo criador com exercícios práticos.

            Prática através de expressões da linguagem visual

  • Trabalhos com linhas
  • Trabalhos com linhas e pontos
  • Composição mista
  • Desenho em grupo, jogo: escravo de Jô ( trabalho em grupo)

  • Avaliação de Aprendizagem:

Avaliação através de exercícios práticos em sala de aula o desenvolvimento da habilidade de cada um, sabendo que cada ser tem suas limitações;

CONCLUSÃO

Hoje contamos, na LDB, com um instrumento adequado à efetiva implementação do ensino de Arte no Ensino Básico, a reorganização técnica e profissional necessária passa, efetivamente, pela concepção de uma nova formação universitária de professores de Arte, como atestam as Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior, amplamente divulgada. No caso da implantação da música como conteúdo obrigatório (Lei 11.769/ 2008), a formação de professores passa a ser um problema emergente, que exigirá esforços do MEC e das universidades no oferecimento de novas modalidades de formação. Nas concepções atuais sobre a educação, a formação é vista como um processo contínuo, complexo, múltiplo e, por isso, consideram-se cada vez mais as dimensões culturais e sociais envolvidas no aprender e no ensinar.

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