As Orientação Escolar
Por: Miguel Manuel António • 20/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.857 Palavras (8 Páginas) • 117 Visualizações
ÍNDICE
RESUMO
INTRODUCÃO 1
CAPÍTULO I. O PROBLEMA CIENTIFICO 2
PROBLEMA DA PESQUISA 2
OBJECTO DE ESTUDO. 2
OBJECTIVOS 2
1.3.1.OBJECTIVO GERAL 2
1.3.2.OBJECTIVOS ESPECÍFICOS 2
CAPITRO II. FUNDAMENTO TEORICO 3
PALAVRAS-CHAVE : Orientação Educacional,aluno cidadão 3
2.I . HISTORICO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 3
2.1.1. PERIODO IMPLEMENTAR 3
INSTITUICIONALIZAÇÃO 3
CAPITRO III. O ORIENTADOR ESCOLAR 4
3.1.1. O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL 4
3.1.2. FORMAÇÃO DO ALUNO COMO CIDADÃO 4
3.1.2. A PRATICA DA DISCIPLINA REFLEXIVA DENTRO DA ESCOLA 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 7
INTRODUCÃO
As constantes mudanças nessa era das grandes revoluções e transformações, exigem de nós uma adaptação. As instituições de ensino buscam novos métodos,novas filosofias e concepções para atender as necessidades que se instalam no novo modelo de sociedade.
Percebe-se que o novo modelo de Educação é inovador em que as escolas apostam na formação de um aluno cidadão critico, pensante, e capazde participar cativamente dentro da sociedade. Há, então necessidade de nos incerimos em numa nova abodargem de um cidadão que seja mas comprometido com o seu tempo.O presente trabalho apresenta três (3) capitulos.
O preimeiro trata do Problema cientifico, problema da pesquisa seu objecto de estudo assim como os objectivos (geral como especificos)
O segundo aborda o fundamento teorico com uma olhada no historico da orientação educacional.
O terceiro, o Orientador Educacional e seu papel, a formação do aluno como cidadão e a pratica de disciplina reflexiva na escola.
As considerações finais em termo de conclusão.
CAPÍTULO I. O PROBLEMA CIENTIFICO
PROBLEMA DA PESQUISA
A orientação Educacional percorreu um longo caminho com a Educação,suaa funções,acções e objectivos acompanhando os modelos de Educação e de educando de cada epoca.
Hoje,o modelo de Educação é inovador onde as escolas procuram formar cidadãos criticos e capazes de participar activamente na sociedade. Qual é o papel do orientador educacional hoje? A visão que se tem do orientador educacional é muito mais ampla, do que ontem,onde se pensava em orientar o educando devido aos seus problemas educativos ou profissional.
OBJECTO DE ESTUDO.
Neste trabalho necessitamos falar da importancia do orientador como factor cooperador na formação do cidadão,assim como o papel que os orientadores desenvolvem dentro duma instituição para a formação do aluno como cidadão.
OBJECTIVOS
1.3.1.OBJECTIVO GERAL
-Identificar o papel do orientador educacional e sua contribuição para a formação do cidadão.
1.3.2.OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
-Explicar o surgimento da orientação educacional.
-Esclarecer as funções do orientador educacional.
CAPITRO II. FUNDAMENTO TEORICO
PALAVRAS-CHAVE : Orientação Educacional,aluno cidadão
2.I . HISTORICO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
2.1.1. PERIODO IMPLEMENTAR
Criado pelo engenheiro,Roberto Mangue (suisso),orientador profissional e seleccionador no curso de mecanica,a orientação educacional surge na decada de vinte em São Paulo,no liceu de Artes e Oficios.
Tornou-se oficial em 1931 pelo professor Lourenço Filho,organizando o primeiro Serviço Público de Orientação Educacional e Professional.Quatro anos depois,1935 foi extinto.
INSTITUICIONALIZAÇÃO
Foi introduida em leis à partir da Reforma do Ensino(1942) com surgimento da Lei organica do Ensino Industrial,instituando o serviço de Orientação Educacional com finalidade a correcção e encaminhamento dos alunos com problemas e de elevação das qualidades morais e a adaptação dos alunos na sociedade.Assim foram definidas as funções do orientador educacional e feitas às regulamentações do cargo do orientador.
A partir da era industrial e com afastamento dos pais de casa para o trabalho e filhos ficando em casa.
Em 1961 a Lei de directrizes e Bases de Educação Nacional (4024/61) institui nas escolas do ensino Médio e Primário ,com acção educativa voltado na orientação Educacional e Vocacional colaborando com a familia,
Em 1968,foi promulgada a Lei nº 5564/68 Lei do Ensino Superior com exercicio da profissão do orientador (com a linha psicologiça e a funçao de prevenção.Emfim.1971 foi prtomulgada a Lei 5692/71 ajustando os três(3) niveis de ensino,obrigando a orientação Educacional em todas as escolas.
CAPITRO III. O ORIENTADOR ESCOLAR
Ao falar do orientador educacional,entendemos como um processo dinamico,contínua e sistematico encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se em todos os aspectos: intelectual,fisico,social,moral,politico,educacional e vocacional durante o periodo que ele estará na escola.
...