As inter-relações entre cidadania e democracia
Por: Wyusleni Oliveira • 10/1/2019 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1][pic 2]
POLO: Currais Novos
ALUNA (a): Antônia Wyusleni Oliveira Costa
As inter-relações entre cidadania e democracia.
A democracia e a cidadania são dois amplos institutos que devem ser amparados e respeitados por todos. Não só o governo, mas como os que estão inseridos nos cenário nacional devem seguir de acordo com os princípios por eles estabelecidos. Contudo, importante ressaltar é que jamais poderá alcançar uma sociedade livre, justa e solidária capaz de respeitar os ditames democráticos cidadãos sem luta ou movimentos para transformação de um cenário social injusto.
A democracia de um país se efetiva pela participação popular nas questões políticas, sociais, educacionais etc. Essa participação pode ser representativa, direta ou indiretamente. Nessa perspectiva, o exercício da cidadania garante e legitima a democracia de um país. Esse exercício ocorre das mais diversas formas nos mais diversos momentos, indo desde a eleição de representantes políticos até as atividades cotidianas e as concepções sobre a realidade circundante. Cidadania é um processo em constante construção. A cidadania em uma sociedade dita democrática nos leva a grande e desafiadoras questões, principalmente frente à realidade atual e o clima de eleições estaduais, nacional que passamos.
Diante do exposto (leitura e vídeo) é perceptível que a sociedade vem enfrentando problemas de caráter social desde o começo daquilo que se denominou humanidade. Os homens continuam a ser vistos como figuras de maior autoridade do que as mulheres. A palavra dos homens vale mais do que a das mulheres, o que é um obstáculo à cidadania plena das mulheres e um aspecto das ramificações mais vastas das crenças acerca da masculinidade e da feminilidade. Mas o que na verdade importa é que os direitos de todos os cidadãos, independente de classe social, econômica, política ou cultural devem ser respeitados e garantidos de forma real, fazendo com que não fique apenas escrito nas leis, desconsiderando o conceito de cidadão de papel.
...