Atividade Colaborativa Politicas Educacionais
Por: alvesgil • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 851 Palavras (4 Páginas) • 409 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Atividade Colaborativa
NOME | GRS |
RA |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professora tutor
Anhanguera Educacional
2015
- Apresentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) em linhas gerais, enfatizando o que a mesma prevê no tocante à qualidade da educação e o profissional da educação.
A LDB nº9.394/96 dos artigos 61 á 67 prevê a formação continuada, valorização e capacitação dos professores, onde no art. 62 deixa claro que a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.
A LDB prevê ainda que a educação garanta a formação básica do aluno para a cidadania, promovendo a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; preparando-o para o trabalho e para a vida na sociedade, garante ainda uma educação de qualidade com todos os insumos e recursos materiais, pedagógicos e físicos necessários para o bom rendimento escolar .
- Considerações sobre a realidade da educação em nosso país, a partir dos vídeos e das charges disponibilizados.
O cenário da educação brasileira é de descaso. Embora temos a Constituição Federal e a LDB que nos garantem que nossas crianças, adolescentes e jovens tem o direito á educação de qualidade e que nossos professores tenham uma formação preparatória e continuada para sua atuação em sala de aula, nossos governantes não tratam a educação como prioridade e nem tão pouco se preocupam em cumprir tais leis.
É como a professora Amanda Gurgel relata na audiência pública sobre o cenário atual da educação no RN, os professores não tem um salário digno e muitos são obrigados a trabalhar em três períodos para conseguir se sustentar, as salas de aulas com super lotação, falta de materiais didáticos,a falta de carteiras e de estrutura física nos prédios e entre tantos outros problemas enfrentados no dia a dia.
Tanto nas charges, quanto nas falas da professora Amanda Gurgel e do professor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart Neves Ramos, em sua entrevista para a Globo News, é denunciado a falta de investimento na educação, a desvalorização do professor e a má qualidade da educação básica.
- Análise e reflexão que busque confrontar os itens 2 e 3, desenvolvendo um texto que discorra sobre o distanciamento existente entre as políticas educacionais e o cotidiano escolar.
Percebemos que a educação contínua não acontece como esta disposto na LDB. Vemos que não são oferecidos aos professores qualquer tipo de investimento para seu crescimento profissional e preparo para as dificuldades enfrentadas no dia a dia, apenas pequenos e escassos cursos, reuniões com debates e embates sobre a realidade, mas que não acrescentam em nada a vida profissional ou não trás as soluções esperadas. Na teoria é muito fácil, a política educacional é contraditória á realidade no cotidiano escolar, a impressão é que cada um caminha para o lado contrário.
- Considerações Finais.
A situação educacional brasileira apesar de alguns avanços, se encontra precária para um bom desenvolvimento econômico, cultural e social. Falta investimentos e iniciativa para que a educação seja prioridade em nosso país, os governantes trazem em seus discursos eloqüentes palavras bonitas e promessas para um futuro promissor, porém não conhecem de verdade quem são os alunos que freqüentam a escola publica e não conhecem os professores que vão ensinar essas crianças, eles não conhecem de fato quais são as verdadeiras necessidades e anseios da educação, e não fazem mesmo nenhuma questão de conhecer. Apenas continuam iludindo o povo com promessas, mas na verdade a grande responsabilidade de educar as crianças esta apenas nas mãos dos professores que estão sozinhos nessa luta.
...