TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Currículo e Prática

Por:   •  27/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

tecnológicas para que o conteúdo proposto seja realmente significativo para os alunos. Os alunos, independente da idade, estão cada vez mais envolvidos na era digital e isso pode ser aproveitado dentro de sala de aula, por meio de jogos, redes sociais, aplicativos, entre outras ferramentas de ensino, de forma que possa auxiliar o aprendizado, unindo as facilidades que a tecnologia proporciona com os interesses do aluno.

b) As necessidades dos alunos

Para se planejar um currículo escolar é extremamente necessário levar em consideração as necessidades dos alunos, pois o objetivo do currículo é garantir e fazer com o que o aprendizado se torne o mais significativo possível.

Embora a avaliação escolar seja um processo necessário, porém superficial para se avaliar o desempenho dos alunos, é importante que o currículo oriente aos educandos para que os conhecimentos gerais e habilidades dos discentes não sejam deixados de lado. É fundamental analisar as habilidades que os alunos desenvolvem ao longo das aulas e, principalmente, as necessidades que eles apresentaram para aprender o conteúdo apresentado. Dando também igual importância ao estabelecimento de critérios para formar turmas, pois facilitará o processo de ensino-aprendizagem. Assim, a dinâmica das turmas é favorecida, além de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.

Agrupar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem em uma mesma turma, separando-os dos que têm mais facilidade para aprender, pode não ser a melhor maneira de para o desenvolvimento desses alunos e certamente dificultará o trabalho de professor.

Mesclando a turma independentemente do nível de intelectual é a melhor maneira de estimular a cooperação e a sociabilização entre os alunos, já que ao realizarem trabalhos em pares ou em grupos, acabam tendo mais responsabilidade, pois as tarefas são divididas entre eles. Porém para que todos os estudantes participem do trabalho em grupo e não sejam apenas um personagem secundário no seu processo de elaboração, cabe ao professor optar por atividades que exijam a participação e reflexão de todos.

c) Uso da tecnologia em sala de aula

A tecnologia inserida na educação estimula os alunos a aprenderem o conteúdo, oferecendo melhores experiências de aprendizagem a perfis de estudantes diferentes. Com o uso de ferramentas tecnológicas é possível avaliar os alunos de forma mais prática e rápida, já que a educação será personalizada. As novas tecnologias já fazem parte do cotidiano do estudante, portanto, quando o professor consegue trazê-las para o ensino e utiliza-las dentro da sala de aula, certamente irá gerar maior interesse nos alunos, aumentando o dinamismo nas aulas, aperfeiçoando assim qualidade do ensino e aprendizagem

d) Definição dos padrões a serem seguidos

Existem algumas normas em vigor que permitem a organização de um currículo escolar, mas um aspecto positivo é a oportunidade de ter esses padrões existentes como um guia e também poder criar normas diferentes que possam ajudar os alunos a conquistar os seus objetivos. Sendo assim, os gestores encarregados de organizar o currículo podem estudar todas as normas que já se encontram definidas para as escolas, a fim de verificar se houve alguma mudança e se ela seria um benefício adicional para o currículo.

e) Avaliação de desempenho atual e estabelecimento de metas

As escolas que criam um currículo bem elaborado e atual representam mudança e progressão. Portanto, para que ele continue sendo eficaz, é importante antes de definir novas metas, avaliar o que já vem sendo feito.

Uma avaliação cuidadosa do atual programa vai permitir que haja um bom desenvolvimento da escola em áreas que pedem por mudanças e, se for o caso, uma nova analise pode ser feita a fim de identificar essa nova realidade da escola e da comunidade.

Vale lembrar que as medidas unificadoras do MEC visam garantir apenas determinados conteúdos que são essenciais nas escolas. Portanto, os gestores possuem bastante espaço para acrescentar inovações e diferentes conteúdos em seus currículos.

4) Os temas transversais (sexo, drogas, violência, educação ambiental e outros), propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, são explorados neste projeto? De que forma?

Sim, de acordo com as novas práticas pedagógicas o desenvolvimento econômico e social do País exige o cenário de uma escola, democrática, criativa, inclusiva, plural, participativa, agente do desenvolvimento sustentável, capaz de garantir a igualdade de oportunidades para todos.

Com a LDBEN 9394/96 e com os PCN constatamos que o objetivo principal da educação é a cidadania. E não vamos a atingiremos se as escolas continuarem a trabalhar somente os conteúdos tradicionais como fins educacionais, pois a educação tem a finalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com