Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”
Por: Alessandra Gimenes • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.133 Palavras (5 Páginas) • 510 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Alessandra Gimenes da Costa Freitas - RA: 2865976468
Leticia Gimenes Zorzan - RA: 7535614948
Maria Adriana Xavier Monteiro da Silva – RA: 7452672802
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação da Tutora Presencial Sandra Mara Freitas de Moraes.
Polo/FAC 3
Maio/2015
zo_______________________________________________________2
2-Resenha do texto: Aprendendo com Projetos____________________________3
3- Síntese: O Conceito de Projeto Educativo e sua Relevância em Educação ____4
4 -Filmes__________________________________________________________7
5 -Projetos: Meu Amigo______________________________________________10
6-Tabela__________________________________________________________ 11
7- Procedimentos de Avaliação________________________________________ 12
8- Conclusão_______________________________________________________13
9- Referências Bibliográficas __________________________________________14
A Importância da Arte do despertar dos sentimentos
Entendemos que toda expressão artística, seja ela através da dança, da música, representação teatral, arquitetura, moda, pintura, entre outros... É uma forma de expressar por meio da arte, sentimentos, emoção e transmitir uma mensagem de reflexão á partir de diferentes histórias e diferentes períodos.
A Paisagem na Arte: 1690- 1998, demonstrada através da exposição de trabalhos de artistas britânicos da coleção Tate na Pinacoteca em São Paulo.
A mostra de artes representadas por pinturas em tela, nos leva a uma visão fascinante do desenvolvimento histórico da Grã Bretanha ao longo de três séculos.
Através da exposição é possível estabelecer uma conexão com os temas transversais, uma vez que a arte destacada através a história cultural de um país representada em diferentes fases.
[pic 1]
Através da obra de Ribera, em visita on line ao museu Del Prado, o autor representa através de sua arte a pintura em tela, que mostra com riqueza de detalhes o sonho do patriarca Jacó, que aparece dormindo apoiado em seu braço esquerdo.
O quadro do autor, relembra uma das passagens mais importantes da Bíblia descrita no livro de Genesis. Através desta obra de arte é possível se trabalhar diferentes contextos, visto que a história de Jacó é regada por momentos, onde Jacó tenta sempre obter vantagens sobre seus familiares.
O significado do nome de Jacó quer dizer “trapaceiro”. Nome dado, ao sair do ventre de sua mãe segurando o calcanhar do irmão. E assim foi toda vida de Jacó, até que ele trocou com seu irmão uma sopa de lentilhas pelo direito de ser o filho mais velho e receber a herança (Gn 25.34). Também foi assim que ele enganou o pai para obter uma benção (Gn 27.35). Foi assim que Jacó saiu de casa após ser jurado de morte pelo próprio irmão e foi parar neste lugar, onde dormiu e teve um sonho.
Neste sonho, Deus lhe fez promessas, ainda que Jacó fosse uma pessoa cujo caráter necessitasse de uma transformação, isso mostra que o chamado de Deus é algo novo e transformador.
Através desta obra de arte, expressada por Ribera, é possível despertar sentimentos e se trabalhar o conceito com as crianças sobre o que é certo ou errado, trabalhar a religiosidade ensinando que a bíblia é única e sua linguagem se estende a diferentes religiões. Compreendendo que todas devem ser respeitadas, trabalhar a oralidade e apreciação das obras de artes, pois toda obra de arte tem um significado que muitas vezes, pode relatar um momento como a figura de um homem dormindo no chão embaixo de uma árvore. Mas, por trás desta representação artística existe uma história capaz de despertar sentimentos e emoções sendo uma importante oportunidade para interiorizar valores e para refletir.
[pic 2]
A Importância da Apreciação Artística no Desenvolvimento Infantil.
A arte é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança.
Sabemos que algumas crianças já nascem com talento inato para artes. Ou seja já é algo interiorizado na criança, que faz com que a mesma já tenha uma certa aptidão. Isso não quer dizer que a arte não deva ser trabalhada com crianças que possuem certa dificuldade, como portadores de algum tipo de deficiência ou alunos que apresentem falta de interesse.
É de suma importância que o professor tenha um olhar analítico, capaz de identificar essa dificuldade e criar mecanismos que viabilizem as atividades de forma que seja algo interessante, e possa envolver todos os alunos. As crianças que apresentam maior dificuldade, necessitam de mais estímulos para alcançar os objetivos propostos e desenvolver habilidades.
...