Atividade de Prática de Formação
Por: Paloma1502 • 18/3/2017 • Dissertação • 450 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
Atividade de Prática de Formação
Curso de Pedagogia/UAB/UNIMONTES
Polo: Pompéu
Disciplina: Didática I
Professora: Rosângela Silveira.
Cursista: Joseane Campos dos Reis
Vídeo: “Tendência Pedagógica Crítico-Social dos Conteúdos – Marcos Rodrigues 2013.
Tendências Pedagógicas
O vídeo destaca a importância da relação professor x aluno no processo de ensino e aprendizagem. O professor enquanto mediador do conhecimento conduz o aluno ao aprendizado através do exemplo, dando a ele autonomia para construir seu próprio conhecimento. O aluno, observa, aprende e apreende o conhecimento através da prática e da interação com o outro.
Refletindo sobre as “Tendências Pedagógicas”, observamos que muitos professores continuam alunados aos princípios pedagógicos tradicionais apesar de terem conhecimento de que o professor é conselheiro e instrutor-monitor. Ele ensina e o aluno aprende.
A Educação é feita em comunhão e a escola é o ambiente onde ela acontece, onde partilha e constrói significados. Esse ambiente ainda não nos tem proporcionado essa comunhão completa, pois as escolas ainda não equipadas de acordo com a expectativa do aluno, pois a escola deve ser um local de possível crescimento mútuo do professor e aluno. O conhecimento é uma descoberta que se encontra presente na realidade exterior ligada à transmissão cultural e o professor assume a função de facilitador da aprendizagem, transmite conhecimentos renovadores para seus educandos, luta pela transformação de cidadãos críticos para exercerem cidadania, é o eterno aprendiz que busca uma formação profissional contínua.
No entanto, caminhamos para acompanhar as transformações constantes para que essas tendências crítico-sociais dos conhecimentos se tornem em acontecimentos adquiridos, somados à prática do saber onde o domínio do conhecimento, habilidades e capacidades partam da interpretação das experiências de vida e da defesa dos interesses dos alunos, é o aprender fazendo. É o desenvolvimento das aptidões individuais, é o conhecer, fazer, viver e ser que vão formar um novo cidadão crítico e atuante na sociedade, pois, o que lhe é ensinado tem significação social e humana. É como diz Rubem Alves “Os professores são pastores da alegria, estão presentes na vida do aluno para despertar-lhes espanto”.
Conclui-se que é necessário estar atento às transformações, pois, na atualidade está difícil a separação da educação com tecnologia da informação e comunicação e, o aluno considerado se ativo e curioso. É imprescindível que haja confiança e um bom relacionamento entre o professor e o aluno, que o professor e principalmente o próprio aluno acredite no seu potencial, e mesmo que o resultado não seja imediato, cada passo dado é um degrau em busca do conhecimento. É preciso ter persistência, investir na tentativa, pois é de grande valia para o que ocorra o aprendizado.
...