Atividade de Tecnologia Assistiva
Por: saraju • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 733 Palavras (3 Páginas) • 436 Visualizações
Atividade de Tecnologia Assistiva
1- Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologia, estratégias, pratica e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, qualidade de vida e participação social.
Exemplo: Adaptação de Hardware simples – Acionamento pelo microfone por meio de brinquedos de pressão.
Quando os softwares especiais permitem, a varredura pode ser controlada por meio de sons ou ruídos no microfone. Porém, alguns alunos têm dificuldades, ou na articulação ou na sincronicidade exigida, na emissão desses sons ou ruídos. A solução que utilizamos é acoplar ao microfone, por meio de fitas adesivas, um daqueles pequenos brinquedos infantis de borracha, que produzem sons quando são pressionados.
Dessa forma, o aluno pode comandar a varredura pressionando o brinquedo com a parte do corpo na qual exerça melhor controle (ou mão, ou pé, ou joelho, ou cabeça, etc.). Com a pressão, o brinquedo emitirá o som no microfone, que acionará a varredura.
2- Deficiência física: engloba alteração completa ou parcial dos membros superiores e /ou inferiores, acarretando o comprometimento da função física.
O professor deve prover ao aluno algumas adaptações para que o mesmo possa acompanhar os colegas, se for possível criar um local acessível, promovendo a participação dele em todas as tarefas.
Deficiência auditiva: abrange perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando em graus e níveis, desde uma perda leve ate a perda total da audição.
O professor pode colocar o aluno na primeira fila para que o aluno tenha maior facilidade em compreender o que esta sendo dito, e pode também trabalhar com os resíduos auditivos nas atividades educacionais, através do uso de aparelhos auditivos que amplificam o som da sala de aula.
Deficiência visual: Abrange desde a cegueira ate a visão subnormal, que é uma diminuição significativa da capacidade de enxergar, com redução importante do campo visual e da sensibilidade aos contastes e limitação de outras capacidades.
Existem técnicas para trabalhar o resíduo visual nas atividades educacionais, usando auxílios ópticos (como óculos, lupas, etc.)
Deficiência mental: deficiência mental é um funcionamento intelectual significativamente abaixo da media, coexistindo com limitações relativas a duas ou mais das seguintes áreas de habilidades adaptativas: comunicação, auto-cuidado, habilidades sociais, participação familiar e comunitária, autonomia, saúde e segurança.
O professor pode estimular o aluno na sala de aula através do convívio com outros alunos.
Deficiência múltipla: é a associação de duas ou mais deficiências primarias com comprometimentos que acarreta conseqüências no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa.
Surdocegueira: é uma deficiência única que apresenta as deficiências auditivas e visuais juntas em diferentes graus.
Para sua autonomia, a pessoa surdocega precisa de um guia-intérprete para sua orientação e mobilidade, educação e trabalho.
3- Vivemos hoje no chamado mundo do conhecimento, e o desenvolvimento tecnológico envolve o domínio do processo de ensino aprendizagem, e a utilização da tecnologia na educação tem sido cada vez maior e está proporcionando o enriquecimento de praticas pedagógicas, na construção do conhecimento, promovendo maior interação, cooperação e colaboração entre alunos e professores. Pois de fato a tecnologia é uma forma de aproximar aluno e professor e de gerar conhecimento.
...