Atividade do Ciclo Libras
Por: Diego Campos • 4/10/2019 • Resenha • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 255 Visualizações
Disciplina: LIBRAS | Tarefa: Atividade do ciclo 2 | |
Nome: DIEGO APARECIDO DE CAMPOS | RA: 8091066 | Turma:DGEFL19011901CRGA4O |
Parecer do Tutor: Aparecida Helena Ferreira |
Sabendo que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55).
Sendo assim, a audição desempenha as funções de: De acordo com cada função da audição citadas, dê dois exemplos de ações cotidianas que as justifiquem.
Localização e identificação: É a capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está reproduzindo.
Exemplo: O som da natureza, identificando se é um mar, rio ou cachoeira;
Exemplo: O som de uma festa junina, sertaneja;
Uma pessoa ouvinte consegue identificar os sons de uma determinada localização e assim identificar. Já o surdo, não conseguirá identificar o som na qual é a fonte sonora.
Alerta: Capacidade de atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção;
Exemplo: um pedido de socorro, com um som forte; a buzina de um veículo;
Um cão em seu estado de fúria.
No caso de um deficiente auditivo, este não terá esta comunicação auditiva com os veículos, logo o perigo de se atravessar uma rua é grande, pois terá que olhar continuamente e rapidamente para todos os lados sempre atualizando as informações para estar ciente da localização dos veículos e de seus movimentos garantindo assim a sua segurança.
Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.
Exemplo: A pessoa que chama o indivíduo pelo nome, assim podemos identificar o sexo da pessoa;
Uma conversa no telefone com um amigo (a) ou namorado (a);
O ser humano, nos dias atuais, não consegue viver de maneira isolada, são seres dependentes das relações humanas. De modo geral, a comunicação tem como papel a transmissão de significados, objetivando a integração das pessoas na sociedade, ou seja, objetivando as relações e convívios sociais.
O ser humano tem a necessidade constante de relacionar-se com o mundo. Para isso, utiliza a comunicação como ferramenta mediadora das relações sociais, assim possibilita o entendimento e a participação de todos os indivíduos, por meio de códigos de linguagem.
No dia a dia cotidiano de cada um, principalmente no ano escolar, já passamos pela possibilidade de uma pessoa chegar a pedir um material emprestado ao seu colega.
Ele dirigirá a pessoa, através da fala e terá o feedback de seu relacionamento ouvindo as respostas.
Já o surdo mudo, enfrentará barreira e uma grande dificuldade, pois enquanto ao desenvolvimento deste simples contato com o colega, ele terá que estabelecer uma comunicação baseada na mímica ou gestos.
Hoje em dia, na realidade escolar vivenciado atualmente, os alunos não são incentivados a se desenvolverem e aprenderem a LIBRAS.
Intelectual: Uma grande parte das informações na qual é transmitida por meio de um código oral;
Exemplo: Uma criança aprendendo a ler e escrever; uma pessoa aprendendo outro idioma;
Imagine um surdo, numa sala de aula tendo uma aula sobre reações químicas, na qual o professor desenvolvendo sua aula em sala, como que sua classe fosse todos ouvintes.
Toda vez que o professor ficar de costas, o aluno com esta necessidade especial perderia informação. Se o professor perguntar algo a classe e o aluno sentado na frente do aluno surdo, este não saberia a resposta dada.
Sem contar o fato de que se o aluno com esta necessidade, jamais manifestará a sua dúvida, sendo assim este aluno jamais aprenderá o conteúdo proposto.
Comunicação: A fala é o meio de comunicação mais utilizada pelo homem e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.
Exemplo: Uma conversa entre uma pessoa comunicando com a outra ou um brasileiro comunicando com um estrangeiro; O bebe comunicando com seus pais;
Existe infinidades de meios para comunicarmos, porém a oralidade é sem dúvida a mais usada e requerida das ações.
Um exemplo seria uma pessoa surda, andando pela rua, pelo fato de alguém pedir socorro. O simples fato de não escutar e a pessoa tiver uma difícil comunicação, vai demorar a pessoa surda entender a situação e assim demorar a fazer o pedido de socorro.
Leia atentamente a citação a seguir:
“A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização” (MANTELATTO, PEDROSO & DIAS, 2000, n.p.).
...