ATIVIDADE DE LIBRAS: LINGUA DOS SINAIS
Por: jhenymadrona • 2/2/2016 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD
DISCIPLINA:LIBRAS
ALUNOS(AS): JHENY KAREN FERREIRA MADRONA
POLO: MANTENÓPOLIS
TUTORAS: Maria Thereza Santiago (Distância) /
Almerinda Cardoso (Presencial).
ATIVIDADE Nº 07
Elaborar um texto a partir das leituras e discussões da disciplina sobre as questões pertinentes (possibilidades e desafios) para futuros professores da educação básica. (Mínimo 20 linhas).
A regulamentação de legislação que obriga o ensino de LIBRAS em cursos superiores e reconhece a Linguagem de Sinais como uma linguagem oficial, é muito recente, sendo criada pela lei 10.436/02 e regulamentada pelo decreto 5.626/05. O que se percebe é que até o momento ocorreram poucas mudanças nas instituições de ensino e que os professores ainda se encontram despreparados para lidar com este tipo de linguagem nas salas de aula.
É um desafio para as universidades se adequarem a nova legislação, pois a formação ainda é escassa e muitas vezes, quando se tem essa formação a mesma não e adequada o suficiente para que os professores possam desenvolver com qualidade este tipo de ensino para as crianças surdas.
Desta forma o que se propõe é uma formação de professores que estejam mais atentos as singularidades e necessidades do aluno surdo, pois a língua de sinais e tão importante para a alfabetização do surdo, quanto os sons são importantes para os ouvintes, para essas crianças fica mais fácil aprender com uma linguagem primária que eles entendem e se adaptam melhor.
Para o professor da Educação Básica estar em concordância com a língua de sinais possibilita uma comunicação mínima com os alunos surdos e assim estabelecer uma relação de confiança e aprendizado com os alunos. Porém o professor deve estar realmente empenhado em estabelecer essa relação, com o aluno.
Diante dos fatos, a luta pela inclusão da LIBRAS na unidade de ensino ainda será muito árdua, porém o primeiro passo já foi dado, a Linguagem de Sinais já é reconhecida por Lei e obrigatório nos cursos de Fonoaudiologia, Licenciatura e para formação de professore, o que se precisa é de aprimorar esses estudos e obter uma carga horária maior dedicada a especialização desses professores nesta disciplina que se torna tão importante para as crianças especiais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOÉS, A. M et. al. Língua Brasileira de Sinais. O ensino de língua brasileira de sinais (Libras) para futuros professores da Educação Básica. 2015. p.139-150.
...